Ciências politicar

Páginas: 6 (1423 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
A Sociedade e seus elementos característicos
(Baseado no Livro Elementos de teoria geral do Estado de Dalmo de Abreu Dallari)

 Numa visão genérica do desenrolar da vida do homem sobre a Terra, desde os tempos mais remotos até nossos dias, verificamos que, à medida que se desenvolveram os meios de controle e aproveitamento da natureza, com a descoberta, a invenção e o aperfeiçoamento deinstrumentos de trabalho e de defesa, a sociedade simples foi-se tornando cada vez mais complexa.
 Grupos foram se constituindo dentro da sociedade, para executar tarefas específicas, chegando-se a um pluralismo social extremamente complexo.
 À vista disso, para se estabelecerem as regras de atuação de cada sociedade, sobretudo, para se obter um relacionamento recíproco perfeitamente harmônicodentro do pluralismo social, é preciso, antes de mais nada, estabelecer uma caracterização geral das sociedades.
 É comum que um grupo de pessoas, mais ou menos numeroso, se reúna em determinado lugar em função de algum objetivo comum.
 Tal reunião, mesmo que seja muito grande o número de indivíduos e ainda que tenha sido motivada por um interesse social relevante, não é suficiente para que sepossa dizer que foi constituída uma sociedade.
 Quais são, pois, os elementos necessários para que um agrupamento humano possa ser conhecido como uma sociedade?
A) FINALIDADE OU VALOR SOCIAL;
B) MANIFESTAÇÕES DE CONJUNTO ORDENADAS;
C) O PODER SOCIAL.

FINALIDADE OU VALOR SOCIAL

 Entre os autores que trataram desse problema, encontramos os que negam a possibilidade de escolha de umafinalidade social (DETERMINISTAS) e outros que sustentam ser possível a fixação da finalidade social, por meio de um ato de vontade (FINALISTAS).
Deterministas
 Para eles, o homem está submetido, inexoravelmente, a uma série de leis naturais, sujeitas ao princípio da causalidade.
 Por essa razão, embora exista a possibilidade de interferir em pormenores da vida social, há um fator ou váriosfatores determinando a sucessão dos fatos fundamentais (fator de ordem econômica; fator de ordem geográfica).
 Segundo eles, o homem tem sua vida social condicionada por certo fator, não havendo a possibilidade de se escolher um objetivo e de orientar para ele a vida social.
 A conseqüência mais grave da crença no determinismo social é a voluntária submissão a leis consideradas inexoráveis, coma conseqüente automatização da vida social e a descrença em mudanças qualitativas, pois, se tudo está predeterminado, é melhor não fazer qualquer esforço que já se sabe inútil, sendo preferível procurar conhecer o determinismo e adaptar-se a ele.
Finalistas
 Sustentam que há uma finalidade social, livremente escolhida pelo homem.
 Não obstante haver um impulso associativo natural na origem dasociedade humana, há também a participação da inteligência e da vontade humanas.
 O homem tem consciência de que deve viver em sociedade e procura fixar, como objetivo da vida social, uma finalidade condizente com suas necessidades fundamentais e com aquilo que parecer mais valioso.
 Essa finalidade deverá ser algo, um valor, um bem, que todos considerem como tal, qual seja, O BEM COMUM.
Um conceito extremamente feliz de bem comum, verdadeiramente universal, que indica um valor reconhecível como tal por todos os homens, sejam quais forem as preferências pessoais, foi assim formulada pelo PAPA JOÃO XXIII:
“O bem comum consiste no conjunto de todas as condições de vida social que consintam e favoreçam o desenvolvimento integral da personalidade humana”.
 Ao se afirmar, portanto,que a sociedade humana tem por finalidade o bem comum, isso quer dizer que ela busca a criação de condições que permitam a cada homem e a cada grupo social a consecução de seus respectivos fins particulares.

MANIFESTAÇÕES DE CONJUNTO ORDENADAS

 É evidente que o simples agrupamento de pessoas, com uma finalidade comum a ser atingida, não seria suficiente para assegurar a consecução do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ciência e as ciências
  • ciências ciências
  • ciências
  • O que é ciência
  • CIENCIAS
  • ciencias
  • ciencias
  • Ciencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!