Ciências exatas e ciências sociais

Páginas: 7 (1747 palavras) Publicado: 19 de abril de 2013
Ciências exactas
As Ciências Exactas (Física, Química, Matemática, Biologia, etc.) apresentam uma objectividade maior em relação às Ciências Sociais, uma vez que esta última não segue Leis, pois não podemos dizer que o comportamento do homem não se altera. Mesmo porque o pesquisador de Ciências Sociais, sendo humano e integrante de uma sociedade, acaba sendo atingido e influenciado, afectando oseu objecto de estudo.
Uma ciência exacta é qualquer campo da ciência capaz de expressões quantitativas e predições precisas e métodos rigorosos de testar hipóteses, especialmente as experiências reprodutíveis envolvendo predições e medições quantificáveis. Matemática, Estatística, Física, Química, assim como partes da Biologia, Psicologia, e outras ciências sociais podem ser consideradasciências exactas.
Ciências Exactas têm a Matemática, Química e a Física como peças fundamentais.
Além das 3 áreas básicas e todas as suas subdivisões tais como física quântica e físico-química, entre as ciências que também são consideradas exactas temos: Astronomia, Estatística, Ciência da Computação e Economia. A principal característica das carreiras e dos profissionais da área de exactas é oRaciocínio Lógico e Estratégico.
As ciências exactas nasceram no início do século XVII na Europa Ocidental. Baseiam-se na observação aprofundada dentro de um quadro temático restrito ou previamente definido.
Estão entre as mais antigas ciências, desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para resolver seus problemas e organizar melhor a sua sociedade. Foram as ciências exactas que proporcionaramque os antigos egípcios construíssem as pirâmides, permitiu que os gregos erguessem suas acrópoles e monumentos e também que o homem realizasse a viagem espacial até a lua no século 20.
Ciências Exactas | Arquitectura, Computação, Engenharia, Física, Lógica, Matemática, Química |

Matemática
A matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstracto. A Matemática estuda quantidades, medidas,espaços, estruturas e variações. Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados.
A Matemática vem sendo construída ao longo de muitos anos. Resultados e teorias milenares mantêm-se válidos e úteis e ainda assim a matemática continua a desenvolver-se permanentemente.
AMatemática é usada como uma ferramenta essencial em muitas áreas do conhecimento, tais como engenharia, medicina, física, química, biologia e ciências sociais. Matemática Aplicada é um ramo da matemática que se ocupa de aplicações do conhecimento matemático em outras áreas do conhecimento, às vezes leva ao desenvolvimento de um novo ramo, como aconteceu com Estatística ou Teoria dos jogos.
AMatemática tem características especiais, entre as ciências. Tradicionalmente, a matemática tem servido como ferramenta que permite chegar rapidamente a resultados científicos, de outra forma difíceis e obscuros. Não é por acaso que os filósofos e matemáticos andaram sempre muito próximos, afinal, ao longo dos séculos, a matemática tem sido e continua a ser um instrumento científico indispensável para aexpansão do conhecimento do homem e das suas actividades. E, se antes a matemática se aplicava mais frequentemente à física e à engenharia, hoje as suas possibilidades estenderam-se irreversivelmente a áreas como economia, administração, biologia, química, medicina e as ciências do meio ambiente.

Engenharia
A engenharia é a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentosmatemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento a implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objectivo.
Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade ciência exata ou ciência social aplicada ?
  • ciencia exata
  • ciências exatas
  • ciências exatas
  • ciências exatas
  • CIENCIAS E EXATAS
  • Ciências Exatas
  • Ciencias exatas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!