Ciências dos materiais

Páginas: 7 (1667 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
TIJOLO ECOLÓGICO MODULAR


Clauir Valdevino
Neomar Joudir Rosa
Prof. Juliana Ribeiro Mariotto
Faculdade Metropolitana de Guaramirim – FAMEG UNIASSELVI
Engenharia de Produção 1.1 – Química Geral
26.09.2011

RESUMO

O tijolo ecológico busca vir em encontro com nossas necessidades, uma alternativa que une economia e ecologia para a solução do problema habitacional. Por não sofrer queimano seu processo produtivo, ao contrário dos tijolos convencionais, não agride ao meio ambiente, seja no desmatamento de árvores ou no lançamento de resíduos na atmosfera. O tijolo de solo cimento modular serve para todos os padrões sociais.

Palavras-chave: Construções com terra, Sustentabilidade, Construções ecológicas, Desenvolvimento sustentável;

1 INTRODUÇÃO

É indiscutível a busca daevolução da construção civil por arquiteturas mais sustentáveis, pois os recursos do planeta são finitos e o crescimento da população e de suas atividades tem gerado há séculos grandes violências ao meio ambiente. Não existe construção que não gere impacto, a busca é por intervenção que ocasione menor escala.

A terra crua como material de construção é uma das tentativas de superar essedesgaste, pois este material é abundante em todo o planeta. Esses materiais de construção não gastam energia para serem queimados e possuem características isolantes que permitem um bom conforto térmico e acústico, permitindo ambientes confortáveis com menos gastos energéticos para condicioná-los. Não se deve ignorar a energia consumida para a fabricação do cimento que entra como um dos componentes paraa fabricação do tijolo de solo-cimento, porém esta é menor que a consumida para queimar os tijolos cerâmicos, pois o cimento entra em pequenas proporções em relação ao volume total de material empregado.

2 TIJOLO MODULAR

Os tijolos de solo-cimento constituem uma das alternativas para a construção em alvenaria. Esses elementos, após pequeno período de cura, garantem resistência à compressãosimples similar à dos tijolos maciços e blocos cerâmicos, sendo a resistência tanto mais elevada quanto maior for a quantidade de cimento empregada; esta, no entanto, deve ser limitada a um teor ótimo que confira ao material curado a necessária qualidade, sem aumento do custo de fabricação. 

O tamanho do tijolo varia de acordo com a tradição de alvenaria de cada país/região. No Brasil, oformato mais popular é o tijolo 25 x 12,5 x 6,5 cm, com 2 furos de diâmetro 6,5 cm. Esses furos são usados como fôrma para pilaretes embutidos ou para a passagem de tubulação elétrica e hidráulica. Além do tijolo comum, existe o meio tijolo, utilizado em cantos de parede; e a canaleta, usada para fazer as vigas.

2.1 FABRICAÇÃO DO TIJOLO MODULAR

Segundo ABCP, o solo cimento é o material resultanteda mistura homogênea, compactada e curada de solo, cimento e água em proporções adequadas. O produto resultante deste processo é um material com boa resistência à compressão, bom índice de impermeabilidade, baixo índice de retração volumétrica e boa durabilidade. O solo é o componente mais utilizado para a obtenção do solo-cimento. O cimento entra em uma quantidade que varia de 5% a 10% do peso dosolo, o suficiente para estabilizá-lo e conferir as propriedades de resistência desejadas para o composto.

Praticamente qualquer tipo de solo pode ser utilizado, entretanto os solos mais apropriados são os que possuem teor de areia entre 45% e 50%. Somente os solos que contêm matéria orgânica em sua composição (solo de cor preta) não podem ser utilizados. O solo a ser utilizado na mistura podeser extraído do próprio local da obra.

Segundo MONTEIRO TIJOLOS, empregado no Brasil inicialmente na confecção de bases e sub-bases de pavimentos de estradas, o solo-cimento começou a ser empregado em construções em 1948, quando residências feitas com paredes monolíticas foram construídas na Fazenda Inglesa, em Petrópolis (RJ). Um ano depois, foi construído o famoso Hospital Adriano Jorge,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Material de introdução a ciencia dos materiais
  • Ciencia dos materiais
  • Ciência dos Materiais
  • ciencia dos materiais
  • Ciência dos materiais
  • ciencias materiais
  • Ciências dos Materiais
  • ciencias de materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!