Ciências dos Materiais

Páginas: 9 (2095 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014

Faculdade Pitágoras


TRABALHO
de
Ciências dos Materiais






Betim
ANO 2014



Faculdade Pitágoras


Estudo do Termoplástico Polipropileno


Alunos:
Andressa Catarina
Ailton Soares
Gilselia Lima
Marcos Rogério
Patrícia Almeida
Trabalho acadêmico apresentado à Programa de Graduação em Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras, como requisito da disciplinaCiências dos materiais.
Professora: Evelise


Introdução:
Os polímeros que ocorrem naturalmente, aqueles derivados de plantas e animais têm sido usados há muitos séculos, esses materiais incluem madeira borracha , algodão , lã , couro e seda.Outros polímeros naturais, como proteínas , enzimas , amido, e celulose são, importantes em processos biológicos e fisiológico nas plantas e nosanimais.As modernas ferramentas de pesquisa cientifica tornaram possível a determinação das estruturas moleculares desse grupo de materiais e o desenvolvimento de inúmeros polímeros , que são sintetizados a partir de moléculas orgânicas pequenas.Muitos plásticos , borrachas e materiais fibrosos que nos são úteis são polímeros sintéticos .De fato, desde o termino da Segunda Guerra Mundial , ocampo das materiais foi virtualmente revolucionado pelo advento dos polímeros sintéticos .
Os materiais sintéticos podem ser produzidos a baixos custos , e suas propriedades podem ser moldadas a valores que tornam muitos deles superiores a seus análogos naturais .Em algumas aplicações , as peças metálicas e de madeira foram substituídas , por plásticos os quais tem propriedades satisfatórias epodem ser produzidas a custos mais baixos.Os polímeros chamados termoplásticos são materiais com alguma rigidez estrutural sobre carga e são empregados em aplicação de uso geral, temos, o polietileno , polipropileno ,cloreto de polivinila ,poliestireno , fluororcabonos , epóxi, fenólicos e poliésteres e outros , o foco deste trabalho é o polipropileno.
Polipropileno

O polipropileno é um dosplásticos de maior venda e que mostra a maior taxa de crescimento anual no mundo, devido às suas excepcionais propriedades e versatilidade de aplicação e uso.
O polipropileno é um termoplástico semicristalino, produzido através da polimerização do monômero propeno, usando um catalisador estereoespecífico formando cadeias longas.As macromoléculas de polipropileno podem conter milhares de unidadesmonoméricas. O termo estereoespecífico do catalisador se refere à característica de controlar a posição do grupo metila na cadeia polimérica de forma ordenada.
A maior parte do polipropileno comercial é do tipo "isotático", em que a maioria das unidades de propeno está com a "cabeça" unida à "cauda", formando uma cadeia com todos os grupos metila orientados para o mesmo lado. Esta estruturaestereorregular favorece o desenvolvimento de regiões cristalinas, que, dependendo das condições de processamento, permite obter uma cristalinidade entre 40 e 70%.O Polipropileno é uma das resinas termoplásticas pertencente ao grupo das poliolefinas que inclui os polietilenos e polibutenos, com ampla faixa de propriedades e grande facilidade de processamento e com forte resistência química e baixo pesoespecífico. Uma das vantagens é que pode ser soldado, permitindo a fabricação de tanques e conexões. É uma resina termoplástica, pertencente ao grupo das poliolefinas que inclui os polietilenos e polibutenos, com ampla faixa de propriedades e grande facilidade de processamento. Estas características têm permitido o crescimento contínuo no consumo mundial deste material.



É um termoplásticosemicristalino, produzido através da polimerização do monômero propeno, usando um catalisador estereoespecífico formando cadeias longas.
As macromoléculas de polipropileno podem conter milhares de unidades monoméricas. Otermo estereoespecífico do catalisador se refere à característica de controlar a posição do grupo metila na cadeia polimérica de forma ordenada.



A maior parte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Material de introdução a ciencia dos materiais
  • Ciencia dos materiais
  • Ciência dos Materiais
  • ciencia dos materiais
  • Ciência dos materiais
  • ciencias materiais
  • ciencias de materiais
  • ciencias dos materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!