Ciências do Ambiente

Páginas: 3 (549 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
A atmosfera é uma massa de gases onde permanenetemente ocorrem reações químicas. Ela absorve uma variedade de sólidos, gases e líquidos provenientes de fontes naturais e industriais, que podem sedispersar, reagir entre si ou com outras substâncias já presentes na atmosfera.

As fontes de emissão de poluentes podem ser as mais variadas possíveis. Pode-se considerar dois tipos básicos de fontespoluição: ESPECÍFICAS e MÚLTIPLAS.

As fontes ESPECÍFICAS são FIXAS em determinado território, ocupam na comunidade área relativamente limitada e permitem uma avaliação individual. As indústrias sãoexemplos de fontes específicas de poluição.

As fontes MÚLTIPLAS podem ser FIXAS ou MÓVEIS, geralmente se dispersam pela comunidade, oferecendo grande dificuldade de serem avaliadas uma a uma. Umexemplo de fonte múltipla são os veículos automotores.

Neste módulo trataremos sobre as FONTES INDUSTRIAIS de poluição atmosférica.

A quantidade e qualidade dos poluentes emitidos por este tipode fonte dependem de vários fatores relacionados à fabricação. As matérias-primas e combustíveis envolvidos no processo, a eficiência do processo, o produto fabricado e o grau de medidas de controle deemissões influem diretamente no tipo e concentração do poluente expelido.

O padrão de qualidade do ar define legalmente as concentrações máximas de um componente gasoso presente na atmosfera demodo a garantir a proteção da saúde e do bem estar das pessoas. Os padrões de qualidade do ar são baseados em estudos científicos dos efeitos produzidos por poluentes específicos e são estabelecidos emníveis que possam propiciar uma margem de segurança adequada.

Através da Portaria Normativa nº 348 de 14/03/90 e da Resolução CONAMA nº 003 de 28/06/90 o IBAMA estabelece os padrões nacionais dequalidade do ar. No Brasil são estabelecidos dois tipos de padrões de qualidade do ar: os primários e os secundários.

Os Padrões Primários de Qualidade do Ar são as concentrações de poluentes que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencias do ambiente
  • Ciencia do Ambiente
  • Ciência do Ambiente
  • Ciências do Ambiente
  • Ciencias do ambiente
  • ciencias do ambiente
  • Ciencias do ambiente
  • Ciencias do ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!