CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Páginas: 7 (1563 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
DESENVOLVIMENTO

1 Contexto empresarial

1.1 Funções administrativas

Administração é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais. Desde os primórdios da revolução industrial, o processo administrativo das empresas, deuma maneira geral, foi tido como foco de estudos e constantes debates, principalmente a cerca de quais seriam as funções básicas que o administrador deveria desempenhar para o alcance pleno da eficiência e eficácia empresarial, mas é a partir do período neoclássico que as funções básicas do administrador passaram a ser o Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Ferreiraescreve que “gerir significa organizar e modelar, por meio de instrumentos e técnicas adequadas, os recursos financeiros e materiais da organização e até mesmo as pessoas que a compõem”. Já Montana e Charnov definem administração como: “ A administração é o ato de trabalhar com e a través de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”. Mas pode-se perceber queas duas definições tem uma certa ligação ou semelhança.
As várias funções do administrador, consideradas como um todo, visando o alcance de objetivos, formam o processo administrativo. As funções administrativas são formadas pelo planejamento, organização, direção e controle, esses elementos surgiram para tornar a administração mais prática.
“Planejar é oprocesso de definir objetivos, atividades e recursos”, (Maximiano). Pode-se definir então planejamento como o processo de estudar e avaliar a situação atual, prever acontecimentos, definir objetivos e metas, definir como atingir objetivos, definir programas: quem vai fazer, o quê, como, quando e onde.
“Organizar é o processo de definir o trabalho a ser realizado e asresponsabilidades pela realização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis seguindo algum critério” (Maximiano). Organização é o mesmo que definir órgãos e funções, distribuir tarefas, definir autoridade e responsabilidade, colocar as pessoas certas nos lugares corretos, definir normas e regras, estabelecer fluxos de trabalho e definir linhas de comunicação.“Dirigir é o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos” (Maximiano). Pode-se afirmar que o processo de direção tende a envolver o pessoal com os objetivos adequados na hora certa, difundir entusiasmo, dar apoio e orientação, criar um clima produtivo e desenvolver o pessoal envolvido.“Controlar é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los” (Maximiano). O controle está diretamente ligado com o planejamento, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido. A partir do desempenho desejado deverá ser feita a sua observação, comparando o planejado com o que está sendo realizado.

1.2 Patrimônio

Otermo Patrimônio significa, a princípio, o conjunto de Bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se de valores a receber. Para a Contabilidade esses valores a receber são denominados de Direitos. E do outro lado temos as obrigações, que são dívidas com outras pessoas. O patrimônio constitui-se de uma parte com valores positivos, denominada ativo, e de uma parte com valores negativadenominada passiva. O ativo é formado pelos bens e direitos e o passivo pelas obrigações. O excesso do ativo sobre o passivo é o capital, conhecido como patrimônio líquido que aparece no passivo, para completar a igual da de entre o total do ativo e o do passivo, resultando na equação patrimonial.
D’ Áuria, Hendriksen e Fayol foram três grandes autores da contabilidade, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencias contabeis
  • CIENCIAS CONTABEIS
  • ciências contabeis
  • CIENCIAS CONTABEIS
  • Ciencias contabeis
  • Ciencia contabeis
  • Ciencias contabeis
  • Ciencias contabeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!