Ciências contábeis

Páginas: 5 (1032 palavras) Publicado: 7 de maio de 2011
O tratamento preconizado é o cirúrgico, mas nem sempre é possível a ressecção completa. Se o tumor for localizado numa área onde não possa ser retirado, quimioterapia e/ou radioterapia estará indicada. Gliomas de vias ópticas Esses tumores constituem mais de 5% de tumores primários do SNC e são geralmente astrocitomas pilocíticos. Há infiltração das vias ópticas, incluindo nervos ópticos,quiasmas, trato posterior e podem se estender ao hipotálamo. Pode haver associação com neurofibromatose em cerca de 20% dos pacientes.
Os sinais e sintomas mais freqüentes são: queixas de perda visual, estrabismo, nistagmo, proptose. O tratamento é instituído quando o paciente apresenta doença progressiva (alguns pacientes permanecem com doença estabilizada por período prolongado) e consiste emcirurgia, geralmente para confirmação diagnóstica, além da quimioterapia e/ou radioterapia. A quimioterapia nos gliomas de baixo grau com carboplatina e vincristina pode estabilizar ou diminuir o tumor, retardando ou eliminando a necessidade radioterapia. Gliomas do tronco cerebral Correspondem de 10% a 20% dos tumores cerebrais na infância. Ocorrem freqüentemente em crianças entre cinco e oito anos deidade e 75% dos pacientes têm menos de 20 anos de idade. Os gliomas de tronco estão entre os tumores do SNC de manipulação mais complexa.
Os sinais e sintomas correspondem a paralisias de pares cranianos. Os tumores de tronco produzem uma variedade de sintomas: vômitos, incoordenação da marcha, estrabismo, paralisia facial, distúrbios respiratórios, engasgo, dificuldade para falar, visão dupla,distúrbio auditivo, apatia, etc. A cirurgia pode ser realizada em alguns casos de apresentação focal. A maioria dos tumores são difusos e se localizam na ponte e a cirurgia não é possível. A radioterapia no glioma difuso é recomendada e melhora os sintomas. O uso de quimioterapia ainda não está claro. Meduloblastoma/PNET É o tumor maligno mais freqüente na infância, representando 20% de todos ostumores do SNC (localizado na fossa posterior).
Os sinais e sintomas produzidos pela presença do tumor dependem da idade da criança. Nos primeiros anos de vida o paciente apresenta irritabilidade letargia, vômitos, retardo do desenvolvimento neuropsicomotor, aumento do perímetro cefálico. Esses sintomas podem ser interpretados incorretamente como decorrente de outras causas, já que os tumores do SNCsão relativamente raros (2,4 para 100.000 crianças). Nas crianças maiores, sinais de hipertensão intracraniana como vômitos e cefaléia são evidentes, podendo também apresentar ataxia (falta de coordenação dos movimentos corporais). O tratamento consiste em cirurgia, objetivando ressecção completa. O estadiamento através do líquor e da ressonância magnética de canal raquiano é importante para saberse o tumor está ou não disseminado ao diagnóstico.
O tratamento deve ser complementado com quimioterapia e radioterapia. 

Atualmente, com a preocupação de diminuir a morbidade e de aumentar a sobrevida, são utilizados protocolos de quimioterapia de altas doses em crianças pequenas (maiores de 4 anos) e, em casos de tumor disseminado, seguido de transplante autólogo de medula óssea. Tumores daregião pineal Os tumores da região da pineal são relativamente raros (2% de todos os tumores da criança). A grande maioria ocorre na região da pineal, mas alguns em áreas adjacentes como o terceiro ventrículo e região supra-selar. A pineal é uma glândula endócrina que secreta a melatonina, substância que ajuda a regular o sono e a vigília. Os principais sinais e sintomas desses tumores sãocefaléia, vômitos, distúrbio visual.
Esses sintomas são resultantes do aumento de pressão intracraniana obstruindo o fluxo liquórico do terceiro ventrículo. A Síndrome de Parinaud é típica de tumor da pineal (os olhos não conseguem olhar para cima, não se movem em conjunto e a pupila não tem acomodação). Quando o tumor envolve as áreas vizinhas ao hipotálamo, sintomas como perda visual, diabetes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencias contabeis
  • CIENCIAS CONTABEIS
  • ciências contabeis
  • CIENCIAS CONTABEIS
  • Ciencias contabeis
  • Ciencia contabeis
  • Ciencias contabeis
  • Ciencias contabeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!