Ciências agrárias

Páginas: 4 (960 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
Ciências Agrárias
Ciências Agrárias compôem uma área multidisciplinar de estudos envolvendo campos como Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia, e quevisa a busca do aprimoramento técnico, o aumento produtivo e melhorias no manejo e preservação dos recursos naturais.
As Ciências Agrárias englobam, atualmente, alguns dos campos mais promissores emtermos de pesquisas tecnológicas, dentre os quais a engenharia genética, ou biocombustíveis. Além disso, a crescente demanda por alimentos aliada à necessidade de preservação e reaproveitamento derecursos naturais, colocam esse campo entre os mais importantes no âmbito das pesquisas científicas atuais, gerando uma crescente demanda por profissionais atuantes nessa área[1].
Ciências agrárias:Tecnologia e energia abrem campo para especialização
Os campos da biotecnologia agrícola, da bioenergia e da citricultura são os que reservam as maiores promessas de bons frutos para quem quer seespecializar em ciências agrárias. São áreas consideradas determinantes para destacar o Brasil na economia mundial.
"Já estamos ao lado das grandes potências em biotecnologia e temos tudo para tornar opaís líder mundial", confirma o diretor da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), José Roberto Postali Parra. No ano passado, só a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) investiuR$ 125,3 milhões em biotecnologia.
Ele também revela que, hoje, graças a esse tipo de tecnologia, o Brasil é líder em agricultura tropical. O caso mais representativo é o da soja: originalmente declima temperado, foi adaptada para vingar no país.
Com o crescimento da importância do agronegócio, o momento é propício para cultivar conhecimento --o número de pós-graduações é insuficiente, e asempresas não acham candidatos qualificados.

"Há uma lógica de mercado determinada pelo cenário internacional que gera grande demanda de conhecimento e de pessoas especializadas", diz José Oswaldo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencias agrarias
  • Ciencias agrarias
  • Ciências agrárias
  • Ciencias agrarias
  • ciencias agrarias
  • ciencias agrarias
  • Ciencias agrarias
  • CIENCIAS AGRARIAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!