Ciência e tecnologia

Páginas: 3 (636 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2012
QUESTIONÁRIO CTS-TR02

1. A pirataria inibe a produção intelectual? E a produção de Bens? Explique.
O legislador brasileiro tornou crime a prática da “pirataria”, considerada em termoslegais como “violação de direito autoral”. Contudo, os diplomas legais citados não oferecem suficientes condições para a defesa da propriedade intelectual, pois de um lado está o autor (músico, escritor,programador, cineasta, etc) e do outro está um mercado ilícito de obras intelectuais que cresceu imensamente nos últimos anos. Não é difícil de encontrar um produto indevidamente copiado, sejana internet (buscando em um website de busca ou com um software peer-to-pee. A produção de bens também sofre, pois deixam de se produzir inúmeros bens em razão da pirataria.


2. Para economia de umpais, quais são os prejuízos ocasionados pela pirataria?
Além de trazer problemas financeiros para o País, os itens que são comercializados de forma irregular prejudicam o consumidor, pois não hágarantias na compra de mercadorias piratas e que o órgão não pode ajudar o consumidor caso tenha algum problema com o produto, pois não há emissão de nota fiscal.
A venda de produtos piratas econtrabandeados (sem pagamento de impostos) prejudica além da economia do país, com a sonegação fiscal, os cofres públicos deixam de arrecadar enormes quantias que poderiam ser revertidas em gastossociais e políticas públicas de geração de renda e inclusão social.
Para tentar resolver o problema, o governo investiu em práticas educacionais voltadas ao consumidor por meio de campanhas, lançadas noano passado, com o objetivo de informar a população sobre os riscos do uso de produtos piratas. O "Pirata: Tô Fora!" (http://www.piratatofora.com.br/) é uma delas e foi criado em parceria entre o CNCP(Conselho Nacional de Combate à Pirataria) e Sindireceita (Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal).
3. Pesquise quais setores da economia brasileira são alvos da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencia e tecnologia
  • ciencias e tecnologia
  • Ciências e Tecnologias
  • Ciências e tecnologia
  • Ciência e Tecnologia
  • ciência e tecnologia
  • A ciência e a nossa tecnologia
  • Ciencia e tecnologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!