Ciência e tecnologia

Páginas: 5 (1195 palavras) Publicado: 4 de junho de 2012
O curso de Ciência e Tecnologia traz uma reflexão sobre ciência e tecnologia, trata das questões relativas à produção do conhecimento, quanto a influencias da ciência e da tecnologia, ao longo da história. Aborda a discussão sobre as metas quanto aos limites da ciência, focalizando a produção do conhecimento pela ciência e a sua aplicação pela tecnologia. Apresenta os caminhos percorridos pelaciência, com o desenvolvimento das tecnologias da comunicação e da informação.
É possível analisar as fronteiras entre o conhecimento e ciência, identificar os diferentes tipos de conhecimentos, o tratamento dos limites da ciência e a postura científica, através dos assuntos abordados pelo curso. Apresenta as trilhas da ciência, a sua revolução, a história da ciência no Brasil. A evolução datecnologia da informação e o impacto causado pela evolução da tecnologia na ciência.
O que pude absorver desse curso é que a grande conseqüência da evolução da ciência e da tecnologia é a necessidade de que quanto mais adquirido o conhecimento pela ciência, a tecnologia se faz precisa para realizar a sua aplicação. Esse ciclo entre a necessidade do conhecimento e a sua aplicação, favorece cada vez maisos avanços científicos e tecnológicos.
O conhecimento é adquirido através do entendimento da natureza das coisas, suas qualidades e as relações que estabelecem por meio das faculdades intelectuais. A geração do conhecimento ocorre através da articulação entre a pessoa, o que se quer pesquisar e a representação dessa pesquisa. O ser humano não se satisfaz com o conhecer, com a simples apreensão deinformações do real. Com freqüência comparamos, analisamos e generalizamos essas informações, isso possibilita a produção do conhecimento. A ciência nada mais é do que o fruto da nossa curiosidade, da nossa busca de respostas, da nossa interminável inquietação.
Todo conhecimento é efêmero, ou seja, de pouca duração, passageiro, transitório. Isso significa que ele deixa de ser válido no momentoem que surgem novos conhecimentos. Nesse sentido, o conhecimento é apenas provável. Certeza são raras. Exemplo: há pouco tempo juravam que a Terra mão poderia ser redonda.
O conhecimento é singular, próprio de cada um de nós. Quando um assunto novo nos é apresentado, o aprendizado sobre o mesmo é individual, de acordo com a visão de cada individuo.
O saber é o conjunto de conhecimentosmetodicamente transmitidos de geração a geração, por meio do ensino. Nem todo conhecimento se transforma em saber. São os interesses de determinadas classes sociais, em um momento histórico específico, que irão definir que tipos de conhecimentos deverão ser transformados em saber. Logo, tanto o conhecimento quanto o saber são produtos do homem quanto ser pensante, produzindo o conhecimento, e quanto o homemser social, produzindo assim o saber.
Os tipos de conhecimentos: teológico, empírico, filosófico e científico.
Teológico, responde as questões aparentemente inexplicáveis. Dele não se discute autoridade. Dele se aceita, sem restrições seus dogmas de fé.
Empírico, tentativa de compreender os seres e os fenômenos da realidade. É incorporado ao acaso, em nosso cotidiano, tanto a partir dasexperiências que vivemos, como daquelas que nos são transmitidos por outros homens.
Filosófico, gerado pelo questionamento de nossa condição no universo. Produto da razão, de nossa busca de respostas, está presente em cada um de nós, são questionamentos que se faz por meio de idéias.
Científico, necessidade de conhecer a natureza e o universo. Desejo de conhecer, compreender e dominar a natureza. Éresultado de nossa tentativa de reconstruir teoricamente o universo.
A ciência pode ser o conjunto de conhecimentos, sistematizados e verificáveis, acumulados pela humanidade por meio da utilização de diferentes métodos (história das teorias, descobertas, invenções dos grandes gênios da humanidade). Também pode relacionar-se ao conjunto de métodos que possibilita o desenvolvimento e a validação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencia e tecnologia
  • ciencias e tecnologia
  • Ciências e Tecnologias
  • Ciências e tecnologia
  • Ciência e Tecnologia
  • ciência e tecnologia
  • A ciência e a nossa tecnologia
  • Ciencia e tecnologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!