CIÊNCIA E MÉTODO: A ABORDAGEM DA CIÊNCIA MODERNA

Páginas: 11 (2524 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Ciência e método: a abordagem da ciência moderna

O conhecimento produzido segundo o modelo aristotélico manifestava-se através de proposições de sujeito-predicado, que expressavam os atributos qualitativos inerentes aos fenômenos observados. Esta ciência qualitativa, no entanto, era inadequada para tratar daquelas questões que necessitavam de uma relação numérica, como, por exemplo, a davelocidade da mudança e do movimento na física. Segundo Crombie (1985), foi a partir do século XIII, por influencia do uso da matemática, da observação e da experimentação na tecnologia latente da Idade Média, que a exigência de métodos precisos de investigação e explicação no campo das ciências naturais conduziram à tentativa de uso de métodos matemáticos experimentais. Essa passagem era uma mudançada teoria da ciência que culminou com a revolução cientifica do século XVII.
Opondo-se à ciência grega e ao dogmatismo religioso que imperava na época, os renascentistas, principalmente Galileu (1564-1642) e Bacon (1561-1626), rejeitaram o modelo aristotélico.

Bacon: indução e empirismo

Conforme Bacon (1979), os preconceitos de ordem religiosa, filosófica, ou decorrentes das crençasculturais, deveriam ser abandonados, pois distorciam e impediam a verdadeira visão do mundo, que deveria ser resultado da interpretação da natureza.
Após rejeitar tanto o empirismo ingênuo quando o velho órganon de Aristóteles, Bacon propôs a necessidade de se investigar um novo instrumento, um método de invenção e de avaliação que desse maior eficácia à investigação. Para ele, o método silogísticoe da abstração não ofereciam um conhecimento completo do universo. Para isso seriam necessárias a observação sistemática e a experiência dos fenômenos e fatos naturais. Cabia à experiência confirmar a verdade. Somente ela seria capaz de proporcionar uma verdadeira demonstração sobre o que é verdadeiro ou falso.
Propôs um método que chamou de interpretação da natureza, aposto aos outros quedenominou de antecipações da natureza. Seus passos estão sustentados na crença vigorosa, que Bacon possuía, de que a natureza é a grande mestra do homem. Para dominá-la era necessário obedecê-la. Seu princípio fundamental afirmava que o homem deveria liberar seu intelecto dos pré-conceitos (ídola) que impediam a correta visão das formas (leis) que organizavam a natureza. Livre da visão distorcida darealidade, poderia dedicar-se exaustiva, metódica e sistematicamente à observação dos fenômenos.
Esse método se tornou conhecido como método científico e deveria ser utilizado para se atingir um conhecimento científico. Para Bacon, o método científico deveria seguir os seguintes passos:
a) Experimentação: é a fase em que o cientista realizaria os experimentos sobre o problema investigado, parapoder observar e registrar metódica e sistematicamente todas as informações que pudesse coletar (experimento lucífero);
b) Formulação de hipóteses fundamentadas na análise dos resultados obtidos dos diversos experimentos, tentando explicar a relação causal dos fotos entre si;
c) Repetição da experimentação por outro cientistas ou em outros lugares, com a finalidade de acumular dados que pudessemservir para a formulação de hipóteses (experimentos frutíferos);
d) Repetição do experimento para a testagem das hipóteses, procurando obter novos dados e novas evidências que confirmassem;
e) Formulação das generalizações e leis: pelas evidências obtidas, depois de seguir todos os passos anteriores, o cientista formularia a lei que descobrir, generalizando suas explicações para todos osfenômenos da mesma espécie.
Bacon foi o pregador da necessidade do controle experimental. Ciente das falhas da indução, procurou acercar-se de cuidados que oferecessem confiabilidade aos resultados.
Com esse controle e repetição dos experimentos, tentava Bacon impedir a formulação de generalizações que extrapolassem os limites de validades dos resultados alcançados. Através desse mecanismo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodo da ciencia moderna
  • Geografia: Ciência Moderna, abordagens Metodológicas.
  • Ciência Moderna e o Método Científico
  • Ciência Antiga e Ciência Moderna
  • Ciência moderna
  • Ciência Moderna
  • A ciência moderna
  • Ciencias modernas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!