Ciência e Conhecimento cientifico

Páginas: 8 (1794 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2013
01 - CIÊNCIA
         Etimologicamente, ciência significa conhecimento. Porém, muitos tipos de  conhecimentos  não pertencem à ciência, como o conhecimento vulgar e outros.  Uma definição de forma clara e aceita por todos sobre o que realmente é ciência, está longe de ser conseguida, é uma questão bastante controvertida. Vários autores chegam a considerar este fato,  sem solução definitiva.Mas, é possível, mediante reflexão, determinar-se com razoável grau de precisão as diferenças entre conhecimento científico e outras formas de conhecimento.
         Pode-se considerar a ciência como uma forma de conhecimento que tem por objetivo formular, mediante linguagem rigorosa e apropriada  - se possível, com auxílio da linguagem matemática -, leis que regem os fenômenos. Embora sendo as maisvariadas essas leis apresentam vários pontos em comum: são capazes de descrever séries de fenômenos; são comprováveis por meio da observação e da experimentação; são capazes de prever - pelo menos de forma probabilística – acontecimentos futuros.
        A ciência pode ser caracterizada como uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível. O conhecimentocientífico é objetivo porque descreve a realidade independentemente dos caprichos do pesquisador. É racional porque se vale, sobretudo da razão, e não de sensação ou impressões, para chegar  a seus resultados. É sistemático porque se preocupa em  construir  sistemas de idéias organizadas racionalmente e em incluir  os conhecimentos parciais em totalidades cada vez mais amplas. É geral porque seuinteresse se dirige fundamentalmente à elaboração de leis  ou normas gerais, que explicam todos os fenômenos de certo tipo. É verificável porque possibilita demonstrar a  veracidade das informações. É falível porque ao contrário de outras formas de conhecimentos elaborados pelo homem, reconhece a sua própria capacidade de errar.
 
02 -  CONHECIMENTO
 
 A  – A natureza do conhecimento:
 O serhumano toma conhecimento do mundo de diversas maneiras, através dos órgãos dos sentidos que transmitem ao cérebro a existência dos objetos.  A percepção de um objeto  ocorre a partir das sensações causadas pelas qualidades dos objetos. É o experimentar, o sentir, que caracteriza a sensação e a difere de outros fenômenos materiais, sendo imediata e exclusivamente um fato de consciência.
 O homempossui a capacidade de pensar, identificar e reconhecer. Para sua sobrevivência o homem necessita conhecer e pensar. O conhecimento é necessário para o desenvolvimento. Através do conhecimento o homem domina a natureza.
 Sabemos que existimos porque pensamos. Saberá o universo que ele existe? Nós sabemos que ele existe e podemos estudá-lo. Se nada soubéssemos a respeito do universo, seria o mesmoque ele não existisse.
 Conhecer e pensar coloca o universo ao nosso alcance e  lhe dão o sentido, finalidade e razão de ser. O homem vê e conhece, conhece o que vê e pensa no que viu e no que não viu, conhece e pensa, pensa e interpreta. Os outros animais só conhecem as coisas por via sensorial; o homem, além  disso, investiga-lhes as causas, elaboram o material de seus conhecimentos.
 Ahistória humana é a história das lutas pelo conhecimento da natureza, para dominá-la, para interpretá-la; e cada geração foi recebendo um mundo interpretado pelas gerações passadas. As gerações dos místicos intentaram a interpretação mística do universo a partir de intuições, de iluminações proféticas. As gerações dos filósofos procuraram ultrapassar a experiência vulgar. Finalmente, as  gerações doscientistas desdobraram o universo em milhares de segmentos, não para dizer como é o “ser”, mas para saber “como” cada coisa é.
 A atual geração encontra, pois diante de seus olhos, um mundo já pensado, já interpretado, pronto para o consumo: história interpretada, sociedade organizada, normas estabelecidas de moral, leis de direito codificadas, religiões estruturadas, classificação e virtudes  dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciência e conhecimento científico
  • Resenha-ciencia e conhecimento cientifico
  • Ciência e Conhecimento Científico
  • Ciência, comportamento científico e conhecimento
  • Ciência e Conhecimento Científico
  • Resumo
  • as visões da ciencia e o conhecimento científico
  • Ciencia e conhecimento cientifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!