Ciência e Conhecimento Científico

Páginas: 6 (1499 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
Ciência e Conhecimento Científico

O conhecimento científico e outros tipos de conhecimento

Desde a Antiguidade, até aos nossos dias, um camponês, desprovido de outros conhecimentos, sabia o momento certo da semeadura, a época da colheita, a necessidade da utilização de adubos, as providências a serem tomadas para a defesa das plantações de ervas daninhas e pragas e o tipo de solo adequadopara as diferentes culturas. Conhecimento de que o cultivo do mesmo tipo, todos os anos, no mesmo local, exaure o solo.

No período feudal, o sistema de cultivo era em faixas: duas cultivadas e uma terceira "em repouso", alternando-as de ano para ano, nunca cultivando a mesma planta, dois anos seguidos, numa única faixa.

Início da Revolução Agrícola não se prende ao aparecimento, no séculoXVIII, de melhores arados, enxadas e outros tipos de maquinaria, mas à introdução, na segunda metade do século XVII, da cultura do nabo e do trevo, pois seu plantio evitava o desperdício de deixar a terra em pouso: seu cultivo revitalizava o solo, permitindo o uso constante. Utiliza-se hoje, sementes selecionadas, de adubos químicos, controle biológico dos insetos.

Dois tipos de conhecimento:Vulgar ou popular, típico do camponês, transmitido de geração para geração por meio da educação informal e baseado em imitação e experiência pessoal.

Científico que é transmitido por intermédio de treinamento apropriado, um conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos; visando explicar como ocorrem os fenômenos e evidenciar os fatos que estãocorrelacionados.

Correlação entre conhecimento popular e conhecimento científico

O conhecimento vulgar ou popular, denominado senso comum, não se distingue do conhecimento científico.

Diferenciado pela forma, modo ou método e os instrumentos do conhecer.

A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade.

Um mesmo objeto ou fenômeno pode ser matéria de observação tanto parao cientista quanto pare o homem; o que leva um ao conhecimento científico e outro ao vulgar ou popular é a forma de observação.

A descontinuidade radical existente entre a Ciência e o conhecimento popular, se dá em muitos aspectos, principalmente os que se referem aos métodos.

Quando excluímos o conhecimento popular (“bom senso”) descobrimos que a ciência e o bom senso desejam ser racionaise objetivos.

Tanto o "bom-senso" quanto a ciência almejam ser racionais e objetivos.

Racionalidade: são críticos e aspiram à coerência e procuram adaptar-se aos fatos, em vez de permitir-se especulações sem controle;

Objetividade: o ideal de racionalidade, compreendido como uma sistematização coerente de enunciados fundamentados e passíveis de verificação é obtido por intermédio deteorias, que constituem o núcleo da Ciência, do que pelo conhecimento comum.

O ideal de objetividade é a construção de imagens da realidade, verdadeiras e impessoais, não pode ser alcançada se não ultrapassar os estreitos limites da vida cotidiana, assim como da experiência particular; é necessário abandonar o ponto do vista antropocêntrico, para formular hipóteses sobre a existência de objetos afenômenos e submetê-los à interpretação e planejar com o auxílio das teorias.

Características do conhecimento popular

Se o 'bom-senso', apesar de sua aspiração à racionalidade e objetividade, só consegue atingir essa condição de forma muito limitada.

Pode-se dizer que o conhecimento vulgar ou popular, é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com ascoisas e os seres humanos: é o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicação de um método e sem se haver refletido sobre algo.

O conhecimento popular caracteriza-se por:

Superficial: conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar estando junto das coisas: expressa por frases como “porque o vi, senti, disseram, por que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciência e conhecimento científico
  • Ciência e Conhecimento cientifico
  • Resenha-ciencia e conhecimento cientifico
  • Ciência, comportamento científico e conhecimento
  • Ciência e Conhecimento Científico
  • Resumo
  • as visões da ciencia e o conhecimento científico
  • Ciencia e conhecimento cientifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!