Ciência, Religião e Filosofia

Páginas: 4 (942 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2013
ENSINAR A ALEGRIA

Neste capítulo encontramos uma análise interessante sobre o prazer de ensinar, pois o professor estando repleto de conteúdo, na forma de conhecimento, transfere este conhecimentoa seus alunos, e desde que, também, consiga transmitir a eles o prazer no aprender. Este processo completaria então os dias eliminando a tristeza de vê-los passar sem nada poder fazer.
O professor éo pastor da alegria. A alegria de ensinar que o professor mesmo diante das circunstâncias problemáticas que enfrenta no cotidiano, deve ensinar as disciplinas aos alunos de forma divertida, lhesapresentando os conteúdos, promovendo sempre o prazer em descobrir o novo, tornando o ambiente, ou seja, a sala de aula acolhedora, para que os alunos se sintam seguros e consequentemente venhama desenvolver melhor sua aprendizagem. 


ESCOLA E SOFRIMENTO

Aqui o autor descreve o sofrimento dos alunos que frequentam as escolas onde existe o “totalitarismo do conhecimento”, onde uma classedominante, de professores e administradores se impõe sobre os alunos, a classe dominada. O importante não é quem sabe mais ou o que, e sim o conhecimento em si e não o significado deste para os alunos. Issoacaba trazendo “sofrimento” aos alunos na escola, e até mesmo traumas. Nós educadores e transmissores de alegria devemos tanto ensinar quanto aprender com os alunos. Devemos desenvolver a alegria doaprender com os alunos e menos a postura do “aprenda e não discuta”.





A LEI DE CHARLES BROWN

Em uma tirinha do Charles Brown, o autor questiona como o processo de aprendizagem étransmitido de geração em geração, da mesma forma, sem questionamentos. Na tirinha podemos observar que o que importa para as crianças é tirar notas boas para conseguirem passar de ano, e não o conteúdotrabalhado e o conhecimento alcançado. Este fato, considerado um absurdo pelo autor, soa engraçado o que justifica a tirinha. O autor comenta também que o processo atual de ensino cria um exército...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia entre religiao e ciência
  • Religiao Filosofia Empirismo Ciencia
  • A filosofia entre a Religião e a Ciência
  • A arte ,cultura,religião e ciência na filosofia.
  • Relação e dinstinção entre religião , ciência e filosofia
  • Educação, ciência e religião filosofia 11° ano
  • Introdução á filosofia da ciencia , da religião , cultura e arte
  • A relação da Filosofia com o Mito, Religião, Ciência e Arte.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!