ciência politica

Páginas: 7 (1545 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Nome Grupo: Luciana Zdanowicz
Curso: Administração
Turma A
Data entrega:15/05/2014                                        
TRABALHO 2-QUESTIONÁRIO
1. O que é a cultura para Marx?
Segundo Marx, a cultura é criação do homem e se estabelece perla relação do mesmo com a natureza. Essa relação homem-natureza se da por meio do trabalho onde o processo de acumulação de experiência por parte doindividuo e sua capacidade de discernimento entre aquilo que é favorável ou não, é, para Marx, a cultura.

2. Como Marx explica a origem da alienação social com base na descrição do surgimento das instituições sociais e políticas fundadas na divisão social das classes sociais?
Para Marx “classes sociais são agrupamentos humanos, sendo que um pode apropriar-se do trabalho do outro emconsequência do lugar que ocupa em determinado regime econômico”, ou seja, há uma divisão social dentro da classe social, aonde há uma classe dominante que possui os meios de produção e uma outra que gera a riqueza, pelo seu trabalho, que é tomada pelos proprietários dos meios de produção. Portanto, alienação para Marx ao invés de realizar o homem, o escraviza, e somente com o comunismo as pessoas deixariamde ser alienadas, pois tudo seria de todos e não haveria necessidade de divisão ou exploração do trabalho alheio.



3. Quais são as três formas de alienação no modo de produção capitalista?
A 1º Alienação Social: os humanos não se reconhecem como produtores das instituições sociopolíticas e oscilam entre duas atitudes: ou aceitam passivamente tudo o que existe, por ser tido como naturaldivino ou racional, ou se rebelam individualmente, julgando que, por sua própria vontade e inteligência podem mais do que a realidade que os condiciona.
A 2º Alienação econômica: os produtores não se reconhecem como produtores, nem se reconhecem nos objetos produzidos por seu trabalho .
A 3º Alienação intelectual: resultante da separação social entre trabalho(que produz mercadoria) e trabalhointelectual (que produz idéias).

4. O que é ideologia? Como ela surge?
Em um sentido conceitual geral, ideologia representa um conjunto de ideias, condutas e visões individuais ou grupais visando ações sociais e políticas, e surge da necessidade (muitas vezes ditas “revoluções”) de mudança do status quo social e/ou político.

5. Que é ideologia segundo Marx?
Conceitualmente, ideologiapara Marx significa um conjunto de ideias ilusórias originadas por interesses sócias de uma determinada classe. Para Marx, ideologia é sinônimo de falsa consciência, onde as ideias passam a ser o verdadeiro motor da sociedade e não mais a luta de classes.

6. Qual a principal função da ideologia?
Pela visão Marxista, a ideologia serve para construir imaginários métodos de identificação socialque servem, basicamente, ao abafamento do conflito entre classes e à dominação social.

7. O que queremos dizer quando relacionamos a política às atividades de governo?
As garantias que a Constituição nos dá enquanto que cidadãos cumpridores dos nossos deveres e pagadores dos nossos impostos. Política se faz quando o governo promete e não tem condições de cumprir nem sequer a Constituição, o queseria a realidade Brasileira.
O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do Estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção degrupos sociais que envolva poder, administração e organização.

8. Explique o pensamento de Locke sobre a propriedade privada como direito natural tendo por base o trabalho.
Para Locke, a propriedade primeira da terra é uma propriedade comum a todos dada por Deus, e por isso cada um, em estado de natureza, pode dela apropriar-se particularmente. No estado de natureza, as pessoas adquirem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciência política
  • Ciencia politica
  • Ciencia politica
  • Ciencias politica
  • Ciencias politicas
  • Ciências politicas
  • Ciência Política
  • ciencias politicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!