Ciência Política

Páginas: 7 (1667 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Os Contratualistas: Hobbes, Locke e Rousseau
O Estado se forma a partir de um contato social que se estabeleceu por um consenso entre pessoas afim de garantir a existência social.
Hobbes: Acreditava que existe no homem um desejo de destruição e de domínio sobre o seu semelhante (competição constante, estado de guerra). Mediante isso, acredita que necessita de um poder para controlar esse loboque está dentro do homem, surgindo o Estado que será o garantidor da paz social, o povo deverá transferir seu poder ao governante, que irá agir como soberano absoluto a fim de manter a ordem. Soberano tem amplos poderes sobre seus súditos.
Locke: O Estado existe por uma necessidade de um julgamento imparcial. Os cidadãos escolhem seu governante, delegando-lhe poder para conduzir o Estado a fim degarantir os direitos essenciais expressos no pacto social. O Estado deve preservar o direito à liberdade e propriedade privada. Leis devem ser expressão da vontade da assembleia e não fruto da vontade do soberano.
Rousseau: Ser humano é essencialmente bom, porém, a sociedade o corrompe. Todo poder emana do povo e, em seu nome, deve ser exercido. O governo nada mais é do que um representante dopovo. O Estado se origina de um pacto formado entre cidadãos livres que renunciam à sua vontade individual para garantir a realização da vontade geral. Um dos temas é a democracia direta e representativa.
Os Naturalistas: Aristóteles, Tomas de Aquino, Ranelletti e Cícero
“O homem é um ser eminentemente social, ou seja, necessitasse relacionar constantemente com outros homens para poder sedesenvolver. ”
Aristóteles
Aristóteles: Homem não consegue viver só, apenas um ser superior viveria dessa maneira.
Tomás de Aquino: Mesma ideia de Aristóteles, porém afirma que o homem é um ser político e social. A convivência em sociedade é a forma de criar direitos e bens. Homem apenas não viveria em sociedade em casos de doença mental, extrema inteligência ou caso de desastres.
Ranelletti:Homem em qualquer tempo sempre busca a convivência em grupos.
Cícero: Independente de qualquer abundancia material que o homem tenha sempre buscará viver em sociedade. É extinta humana a busca associativa.
Sociedade Política
Max Webber: Estado e monopólio legítimo da violência
Monopólio Legítimo de Força
Dominação legal – Qualquer direito pode ser criado ou mudado mediante um estatutosancionado corretamente, ou seja, o poder autoritário é legalmente assegurado. A burocracia é o tipo mais puro dessa dominação. Weber classifica este tipo de dominação como sendo estável.
Dominação Tradicional - Presta-se obediência à pessoa por respeito, em virtude da tradição de uma dignidade pessoal que se julga sagrada. Todo o comando se prende intrinsecamente a normas tradicionais (não legais) ->dominação estável.
Governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor. O patriarcalismo é o tipo mais puro desta dominação.
Dominação Carismática - Presta-se obediência à pessoa por respeito, em virtude da tradição de uma dignidade pessoal que se julga sagrada. Todo o comando se prende intrinsecamente a normas tradicionais (não legais) - dominação estável.Características: Hierarquia funcional /Administração baseada em Documentos/Demanda pela aprendizagem profissional/Atribuições são oficializadas/Exigência de todo o rendimento do profissional
Legitimidade
Poder racional ou lega cria em suas manifestações a noção de competência.
Poder tradicional cria em suas manifestações a noção de privilégio
Poder Carismática dilata a legitimação atéaonde alcance as missões do chefe. Na medida de seus atributos pessoais.
Autoridade
A autoridade teria o direito de comandar e o direito correspondente de ser obedecido – autoridade legítima. O poder tem a necessidade de se justificar a fim de garantir a sua estabilidade.
Monopólio Legítimo de Violência
É o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território, da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciência política
  • Ciencia politica
  • Ciencia politica
  • Ciencias politica
  • Ciencias politicas
  • Ciências politicas
  • Ciência Política
  • ciencias politicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!