Ciência Política

Páginas: 2 (380 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2013
Universidade Federal de Roraima – UFRR Centro de Ciências Humanas – CCHDisciplina: Tópico: Sociologia Política
Professor: Luziene
Acadêmica: Débora Karine Feitoza Bezerra
















Trabalho















BoaVista – RR
Julho – 2013


Ciência Política
Em diversos textos estudados na disciplina até o presente momento, o que destacarei aqui é o debate sobre algumas teorias, tais como a Teoria da escolharacional, Teoria do desenvolvimento politico e por fim a Teoria da cultura política.
A teoria da escolha racional é uma abordagem teórica que parte da recusa da ideia de que o nosso comportamento édeterminado pelas estruturas sociais. (ou individualismo metodológico). O que a teoria da escolha racional busca mostrar é que o comportamento politico deve ser explicado a partir da ação racional dosindivíduos, e pode ser definida como individualismo metodológico, a doutrina segundo a qual todos os fenômenos sociais são explicáveis, em principio, apenas em termos individuais, ou seja, segundo ateoria da escolha racional os fenômenos sociais são explicados a partir da ação individual de cada individuo. A teoria da escolha racional adota como ideias básicas: Pressuposto individualista e opressuposto racionalista, ou seja, a ideia de compreender os fenômenos políticos recorrendo à premissa de que são explicáveis apenas a partir dos indivíduos. A teoria da escolha racional possui hoje umaenorme influencia na ciência política, os estudiosos Mancur Olson e Anthony Downs estão entre os autores mais importantes desta corrente.
Partindo agora para a teoria do desenvolvimento politico,quando falamos em desenvolvimento automaticamente pensamos em crescimento econômico. Porem também é possível falar de um desenvolvimento politico. Para Samuel Huntington, ele procura entender por que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciência política
  • Ciencia politica
  • Ciencia politica
  • Ciencias politica
  • Ciencias politicas
  • Ciências politicas
  • Ciência Política
  • ciencias politicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!