Ciência política e tge

Páginas: 2 (359 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Atividades de auto-avaliação

1. Leia atentamente o texto a seguir extraído da obra de Platão, A República, e elabore um comentário sobre a concepção de quem deveria ser o homem da política paraeste filósofo.

- Aqueles que se possuem por meio de compra, que sem discussão possam chamar-se escravos, não participam em absoluto da arte régia.
- E de que maneira poderiam participar?
- E então?E os que entre livres se dedicam espontaneamente a atividades servis, como os anteriormente citados, transportando e permutando os produtos da agricultura e das outras atividades; aqueles que, indode cidade em cidade, nos mercados, por mar ou por terra, trocando dinheiro por outras coisas ou por dinheiro, aqueles a quem chamamos de banqueiros,
comerciantes, marinheiros e revendedores, poderiampor acaso reivindicar para si algo da ciência política?
(...) Mas nem mesmo os que vemos dispostos a prestar serviços a todos os salários ou por mercês, nunca os encontraremos partícipes da arte degovernar... que nome lhe daremos?
- Como agora acabas de dizer: servidores, mas não governadores dos Estados.
(Platão, A República. In: Os Pensadores, 2004.)


2. Aponte diferenças e semelhançasdos conceitos anteriormente descritos: política, filosofia política e ciência política.

3. Leia o fragmento de O Príncipe e explique a preocupação de Maquiavel com a formação do Estado moderno:Os príncipes prudentes repeliram sempre tais forças [as mercenárias e as auxiliares], para valer-se das suas próprias, preferindo antes perder com estas a vencer com auxílio das outras, considerandofalsa a vitória conquistada com forças alheias. (...) Se se considerar o começo da decadência do Império Romano, achar-se-á que foi motivada somente por ter começado a ter soldo mercenários godos.(MAQUIAVEL, O Príncipe, p. 62)


4. Explique o significado da citação a seguir e discuta também a sua atualidade:
“Para que não se possa abusar do poder é preciso que, pela disposição das coisas, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha de TGE e Ciência Política
  • CIÊNCIA POLÍTICA E TGE
  • Tge e ciencia politica
  • ciência política e TGE
  • CIÊNCIA POLÍTICA E TGE
  • Ciencia politica e tge
  • RESUMO DE CIÊNCIA POLÍTICA COM TGE
  • Ciência política com tge

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!