Ciência Política - Caso Concreto 2

Páginas: 7 (1722 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto 1

Tema: Retórica

Leia, atentamente, o texto “A retórica e o espetáculo na política contemporânea” de Verbena Córdula, e responda: 1) O que você entendeu por retórica? 2) Qual é a relação, que você entendeu, entre retórica e espetáculo na política? Justifique as suas respostas.
Resposta: 1) A retórica é a arte de se comunicar, de transmitir amensagem com convicção. Os atores do campo político fazem parte das diversas cenas de vozes comunicantes de um enredo permeado pelo desafio retórico do reconhecimento social, isto é, o consenso, a rejeição ou a adesão. Suas ações realizam vários eventos: audiências públicas, debates, reuniões, e hoje principalmente, a ocupação do espaço.
2) Sabemos que retórica é a arte de se comunicar, de transmitir amensagem com clareza fazendo com que seus ouvintes/leitores entendam suas ideias.
A retórica tem um papel muito importante na politica, pois através dela é que o orador consegue convencer seu publico a acreditar suas ideias ou posicionamentos de suas concepções politicas. O politico recorre à arte da persuasão com intuito de entreter o povo. Dessa forma a retórica permite que ele trabalhe suaimagem sem apresentar projetos que sejam de interesse da sociedade, utilizando somente discursos com modos de dizer, de mostrar, de interagir.
O campo da comunicação de massa é imprescindível ao processo de construção da cidadania política. Mas, temos que considerar que essa comunicação é constituída por discursos e, conforme adverte o linguista e doutor em Comunicação Milton José Pinto (2002), "osmodos de dizer podem ser explicitados em modos de mostrar, de interagir e seduzir" (p. 27). Pois bem. Os horários reservados à propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio brasileiros podem ser ótimos objetos para esse exercício interpretativo sugerido por ele.
Ainda de acordo com Pinto, é preciso ter à disposição conhecimentos e técnicas de análise linguística e semiótica adequados aessa tarefa. O pesquisador da Comunicação e Cultura Jesús Martín-Barbero (1987) adverte que pensar a política a partir da comunicação significa colocar em primeiro plano os ingredientes simbólicos e imaginários presentes nos processos de formação do poder. Por essas e outras razões nunca foi tão pertinente a discussão acerca das novas configurações das eleições na sociedade midiatizada como agora,quando das campanhas veiculadas na televisão e no rádio (e principalmente na primeira). É inegável a estreita relação entre política e comunicação de massa, sobretudo se pensarmos em termos de visibilidade dos chamados atores ou agentes políticos.
Conforme Michel Foucault (1984) não podemos reconstruir um sistema de pensamento a partir de um conjunto definido de discursos, mas esse conjunto deveser tratado de modo a nos permitir ir além dos enunciados, buscando a intencionalidade do sujeito falante, sua atividade consciente, o que quis dizer. Nessas palavras de Foucault está embutida a advertência de que não existe discurso livre de ideologia. É importante percebermos que a produção discursiva interfere nas relações sociais estabelecidas entre os sujeitos, pois quem constrói enunciadosobjetiva aceitação, credibilidade.
Comunicação ainda incipiente
Aristóteles, em sua Retórica, afirmou que mostrar-se a si mesmo sob determinado aspecto é fazer supor aos ouvintes que temos para com eles determinada disposição. Essas palavras de um filósofo da Antiguidade continuam tendo validade no mundo contemporâneo, posto que a retórica forma parte do jogo político. Na política contemporânea écondição sine qua non, entre outras questões, que os atores representantes da instância política joguem com as estratégias discursivas com a finalidade maior de construir o consenso. Para isso, em grande medida buscam parecer, conforme assinala o professor da Universidade de Paris-Nord Patrick Charaudeau (2005).
O professor da Universidade Federal das Bahia Wilson Gomes (2004) diz que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CIÊNCIA POLÍTICA CASO CONCRETO 2 CIENCIA
  • caso concreto 1 ciencia politica 2 semestre
  • Caso concreto 1, 2 e 3 de ciencia politica
  • caso concreto ciencias politicas
  • Casos concretos
  • caso concreto ciencia politica
  • Caso Concreto ciencia política
  • casos concretos ciencia politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!