ciência dos materiais

Páginas: 5 (1151 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014
LISTA DE EXERCÍCIO NR 4 – CAP 4 – FASES
1. Duas fases nunca apresentam todas as propriedades idênticas, e elas podem ser aditivas, que são quando podem ser determinadas pela média das propriedades de cada fase individual, e interativas, que são quando o comportamento de cada fase depende da fase adjacente. As propriedades aditivas geralmente são propriedades físicas, como densidade econdutividade térmica. As propriedades interativas são exemplos típicos de propriedades mecânicas
2. Pode ocorrer como resultado da combinação de diferentes componentes, por formação de soluções ou de misturas heterogêneas, através do processo de difusão.
3. O sistema para formar solução sólida ilimitada é necessário, mas não suficiente, que deva ser composto por dois metais de raios com no máximo 15%de diferença, a estrutura cristalina deve ser a mesma, a eletronegativade deve ser semelhante e as valências devem ser iguais. No caso, o sistema Ag-Cu é o único que apresenta tais características, mas por algum motivo que não está descrito nos slides, não achei no livro e nem na internet, o sistema é uma solução sólida limitada.
4. Fase é cada uma das partes homogêneas de um sistema, quepossuem iguais estruturas químicas, cristalinas e interfaces com o meio. Através do diagrama de fases obtêm-se informações sobre os fenômenos de fusão e cristalização: temperatura de fusão/ebulição; fases presentes em função da temperatura; composição química das fases; proporção das fases; limite de solubilidade; distribuição de fases.
5. Contidas nos diagramas de fases das soluções sólidasilimitadas, a linha liquidus determina o lugar geométrico das temperaturas acima das quais tem-se somente líquido, e a linha sólidus determina o lugar geométrico das temperaturas abaixo das quais tem-se somente sólido.
6. Reação eutética é quando, num resfriamento, uma fase líquida se transforma em duas fases sólidas; Reação eutetóide é quando uma fase sólida se transforma em duas outras fases sólidas;Reação peritética é quando, no aquecimento, uma fase sólida se transforma em uma fase líquida e outra fase sólida. Reação peritetóide é quando duas fases sólidas se transformam em uma fase sólida; Reação monotética é quando uma fase líquida se transforma em uma fase líquida e uma sólida.
10. Ferrita pró-eutetóide é a ferrita, presente na perlita, que se formou acima da temperatura eutetóide.13. Ferrita: estrutura CCC(até a temperatura de 912C), material ferromagnético a temperaturas inferiores a 768°C, macio e dúctil;
Austenita: estrutura CFC (tem+posições intersticiais), é mais dura que ferrita, não é magnética;
Cementita: de formula química Fe3C, contém sempre 6,7% de carbono, é duro e tem boa resistência mecânica;
Perlita: microestrutura para o aço eutetóide que é lentamenteresfriado por meio da temperatura eutetóide constituído em camadas alternadas de duas fases (alpha e Fe3C), que se formam simultanemante durante a transformação. Mecanicamente, a perlita apresenta propriedades intermediárias entre a ferrita macia e dúctil e a cementita dura e frágil.
Bainita: estrutura em forma de agulhas gerada resfriando-se rapidamente a austenita até a faixa de temperaturasentre 200 e 540°C, assim a cementita crescerá na forma de agulhas extremamente finas ao invés de camada.
Martensita: Temperaturas acima de 540°C originam a Perlita, e abaixo de 200°C a Martensita. Fe tetragonal, extremamente dura, frágil, grande resistência mecânica (tração)
14.temperatura, tempo (escala logarítima), porcentagem de transformação.



LISTA DE EXERCÍCIO NR 5
1. As ligas têmmaior resistência mecânica que os metais puros porque a presença de outros átomos no reticulado cristalino dificulta a deformação da estrutura cristalina deste metal.
3. Grãos vizinhos compartilham do mesmo contorno de grão mas possuem orientações diferentes de suas estruturas cristalinas. Durante a deformação o contorno de grão atua como uma barreira ao movimento das discordâncias ou dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Material de introdução a ciencia dos materiais
  • Ciencia dos materiais
  • Ciência dos Materiais
  • ciencia dos materiais
  • Ciência dos materiais
  • ciencias materiais
  • Ciências dos Materiais
  • ciencias de materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!