Ciência do Ambiente

Páginas: 2 (343 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, ARTES E HUMANIDADES.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO




Rafael Albergoni Simões



A exploração de petróleo no Brasil é realmentenecessária?









Santos
2014
A principal matriz energética utilizada não apenas no Brasil, mas também no mundo hoje é o petróleo. No Brasil são produzidos em média 2,2 milhões de barris pordia pela Petrobrás, fazendo com que além de principal fonte energética, seja também a principal empresa brasileira, independente do segmento.
De tempos em tempos, novos poços de petróleo e gásnatural são descobertos no Brasil, fazendo com que sua exploração seja inevitável, diante da busca pela autossuficiência energética no mundo. Porém, diante do drástico cenário ambiental que temos nos diasde hoje, não apenas a nível nacional, mas também mundial, fica a pergunta, se faz necessário à exploração de petróleo no Brasil?
Nos dias atuais existem vários tipos de saídas e tecnologias parageração de energia, a energia eólica e a produção de biodiesel através de óleo residual de fritura são alguns exemplos do que pode ser feito para a mudança de matriz energética. A Alemanha, país líder emprodução de energia solar é 30% menos iluminada pelo sol do que o Brasil e ainda sim, apostamos no petróleo.
Deve se pensar também, que ao mudarmos o tipo de matriz energética, teremos de mudartodo um tipo de estrutura, tanto econômica, industrial e interna. Utilizar novas energias se faz complexo nos dias de hoje, pois afetaria a economia do país, que grande parte nos dias atuais é sustentadapela Petrobras, mesmo ela obtendo pesquisas e desenvolvendo novos tipos de combustíveis. As montadoras de automóveis, também seriam muito afetadas, pois teriam de empregar grandes investimentos emestudos e pesquisas para desenvolvimentos de veículos sustentáveis, sem grandes alterações em suas estruturas.
Portanto, cabe afirmar que a exploração de petróleo poderia não ser necessária, pois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencias do ambiente
  • Ciências do Ambiente
  • Ciencia do Ambiente
  • Ciências do Ambiente
  • Ciencias do ambiente
  • ciencias do ambiente
  • Ciencias do ambiente
  • Ciencias do ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!