Ciência da Informação

Páginas: 14 (3375 palavras) Publicado: 4 de julho de 2014





UNIversidade federal do espírito santo
centro universitário norte do espírito santo
departamento de engenharias e tecnologia
graduação em engenharia química

julio pansiere zavarise
KAMILLA SOARES LUZ
klaus WILHELM HERMANN




A CONTRIBUIÇÃO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA














SÃO MATEUS – ES
JULHO DE 2014

julio pansierezavarise
KAMILLA SOARES LUz
klaus WILHELM HERMANN









A CONTRIBUIÇÃO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA



Trabalho apresentado na Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, como parte dos requisitos necessários à obtenção de nota para conclusão do primeiro período da disciplina Ciência da Informação, do Curso de Graduaçãoem Engenharia Química.
Professor Dr. Marcelo Silveira Barcelos.





SÃO MATEUS – ES

SUMÁRIO














1- INTRODUÇÃO

A partir de 1903, com a fundação da Ciência da Informação por Paul Otlet e Henri La Fontaine, seguida por sua formalização global nas conferências do Geogia Tech em 1961 e 1962, houve grande crescimento da utilização das fontes de informaçãopara organização de dados.
Devido à interdisciplinaridade da Ciência a Informação, é possível utilizá-la em inúmeras áreas de conhecimento e setores. Dentre esses, o setor siderúrgico é um dos que tem sido beneficiado, já que grande parte de sua produção é comercializada em forma de exportação a partir da informação.
Na montagem de um sistema de informações na área siderúrgica, énecessário ter amplo conhecimento do funcionamento de mercado do aço sob as quais opera a empresa. Mudanças incessantes dos consumidores, concorrentes, fornecedores, parceiros comerciais e órgãos governamentais formam informações essenciais para qualquer empresa que precisa ter conhecimento de tudo o queacontece e que possa influenciar seus negócios. As informações externas para a área siderúrgicacaracterizam-se, principalmente, por seu grande volumee pela dispersão de fontes.
Neste contexto, o objetivo do trabalho é apresentar o histórico da Ciência da Informação e a sua aplicação dentro da indústria siderúrgica. No histórico da Ciência da Informação apresentaremos seu conceito e os três paradigmas que a constitui: físico, cognitivo e social. Já na aplicação da Ciência da Informaçãodentro da indústria siderúrgica, apresentaremos a funcionamento dela e sua relação com a CI, mostrando suas contribuições para esse setor.
Além disso, será feita uma relação direta entre a CI e a indústria química, já que dentro do processo siderúrgico ocorrem diversas transformações químicas.
Também será abordada a atual dificuldade na organização e seleção adequada de fontes deinformação para diversos aspectos. Ainda, destacaremos a maneira como as indústrias siderúrgicas utilizam as informações para se adequarem às variações ambientais e cognitivas do ser humano.













2- CONCEITO GERAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

2.1- Histórico

Desde o princípio da humanidade, com o desenvolvimento de métodos para a transcrição do conhecimento e das informaçõestransmitidas oralmente, houve a necessidade de criar e manter “bancos de dados” acessíveis a qualquer momento, e para o uso nas próximas gerações. Com o intuito de registrar informações cotidianas, houve a necessidade de desenvolver a escrita, seguido pelo surgimento de bibliotecas e de arquivos de informações.
Aproximadamente vinte séculos mais tarde, após o surgimento das sociedadesorganizadas, da Revolução Industrial e o aumento da complexidade das relações sociais, surgem os primeiros empenhos para armazenar, recuperar e organizar informações. Porém, somente a partir de 1930, é que a informação se torna peça fundamental para o progresso econômico, ancorado à ciência e tecnologia.
De forma análoga a algumas outras áreas científicas interdisciplinares, a ciência da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencia da informaçao
  • Ciência da Informação
  • Ciência da Informação
  • ciencia da informacao
  • ciência da informação
  • Ciência da Informação
  • CIência da informação
  • Ciencia da informação como ciencia social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!