Ciência, conhecimento e ideologia

Páginas: 5 (1109 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2015
INTRODUÇÃO
A ciência e suas formas de conhecimentos são estudadas por todos nós, mas existem várias formas e esquemas de se adquirir suas formas e fontes de conhecimentos: Sublinhar, Esquematizar, Resumir, Refletir e o mais importante ‘uma boa leitura do tema exposto’. A leitura desperta em nós um senso crítico e uma forma de ver vários pontos de vista a respeito do tema que foi proposto, aleitura é primordial no estudo de qualquer área.

















1. QUESTIONÁRIO PARA EXPLORAÇÃO DE TEXTO
1.1 QUESTÃO 1 - QUAL A IMPORTÂNCIA DA LEITURA? QUAL É O SEU SIGNIFICADO?
A leitura é um fator decisivo de estudo, pois propícia a ampliação de conhecimento, a obtenção de informações básicas ou específicas, a abertura de novos horizontes para a mente, a sistematização do pensamento, oenriquecimento de vocabulário e o melhor entendimento do conteúdo das obras. Ler significa conhecer, interpretar, decifrar, distinguir os elementos mais importantes dos secundários e, optando pelos mais representativos e sugestivos, utiliza-los como fonte de novas ideias e do saber, através dos processos de busca, assimilação, retenção, crítica, comparação e integração do saber.
1.2 QUESTÃO 2 - QUAIS SÃO ASCONTRIBUIÇÕES DE CADA UM DOS ELEMENTOS AUXILIARES NO PROCESSO DE BUSCA DAS FONTES PARA A LEITURA E PESQUISA?
O título apresenta-se acompanhado ou não do subtítulo, estabelece o assunto e, às vezes, até a intenção do autor.
A data da publicação fornece os elementos para certificar-se de sua atualização e aceitação (número de edições), exceção feita para textos clássicos, onde não é a atualidadeque importa.
A contra capa permite verificar as credenciais ou qualificações do autor, é onde se encontra, geralmente, uma apreciação da obra, assim como indicações do “público” a que se destina.
O sumário apresenta tanto os tópicos abordados na obra quanto as divisões a que o assunto está sujeito.
A introdução propicia indícios sobre os objetivos do autor e, geralmente, da metodologia por eleempregada.
A bibliografia tanto final como citações de rodapé, permite obter uma ideia das obras consultadas e suas características reais.
1.3 QUESTÃO 3 - EXPLIQUE, COM SUAS PALAVRAS, OS 6 ELEMENTOS OU ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA LEITURA PROVEITOSA.
Atenção – Buscar o entendimento completo do texto lido sem se distrair com outras coisas. Ler com clareza e buscar a absorção total do que foi lido.
Intenção– Conseguir aproveitamento da leitura pra melhor vocabulário, aumentar o saber, além de obter o pensamento crítico.
Reflexão – Não basta ler o texto e compreender, devemos pensar com pensamento crítico a respeito daquilo que foi lido, observar os pontos de vista do autor e tentar ter novos.
Espírito Crítico - Avaliar o texto, julgando, aceitando ou não, comparando tudo o que foi escrito.Análise - Divisão do assunto em partes, para que todas elas sejam analisadas e compreendidas.
Síntese - Reconstituir das partes analisadas, excluindo as partes secundaria e mostrando só o que é necessário para a lógica do pensamento.
1.4 QUESTÃO 4 - ASSOCIE OS OBJETIVOS DA LEITURA COM AS FASES DA LEITURA INFORMATIVA.
Scanning – Reconhecimento ou Prévia
Skimming – Exploratória ou Pré-leitura
Dosignificado – Reflexiva e Seletiva
De estudo e Informativa – Crítica
Crítica – Interpretativa e Explicativa
1.5 QUESTÃO 5 – DE POSSE DE UM LIVRO DIDÁTICO À SUA ESCOLHA, IDENTIFIQUE E DESCREVA O PAPEL DE CADA UMA DAS SEÇÕES MENCIONADAS NO TEXTO: PÁGINA DE ROSTO(INCLUSIVE O VERSO), INTRODUÇÃO, PREFÁCIO, “ORELHAS” E CONTRACAPA, BIBLIOGRAFIA E NOTAS DE RODAPÉ OU FIM DE CAPÍTULO.
Página de rosto - éaquela que apresenta o título. Essa página deve apresentar graficamente as informações como título, subtítulo e autor de modo coerente com o projeto gráfico do livro.
Introdução ou Prefácio - propicia indícios sobre os objetivos do autor e, geralmente, da metodologia por ele empregada.
Contra capa ou “orelhas” - permite verificar as credenciais ou qualificações do autor, é onde se encontra,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciência, Conhecimento e Ideologia
  • conhecimento e ideologia
  • Ciencias e ideologia
  • Ciência e ideologia
  • Ciência e Ideologia
  • Ciência e Ideologia
  • O que é conhecimento linguagem, conhecimento, pensamento o que é ideologia?
  • Conhecimento, ética e ideologia na administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!