Ciência cognitiva

Páginas: 7 (1531 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
Resumo. Este artigo tem como objetivo principal explicar as definições, surgimento e um exemplo claro com o mecanismo da visão (Biologicamente e Tecnologicamente) na Ciência Cognitiva.

Seção 1 Definição

Ciência Cognitiva é o estudo da mente (Intelecto, pensamento, entendimento; alma, espírito) e da inteligência (a faculdade de aprender ou compreender; percepção, apreensão, intelecto), ouseja, é o estudo científico e interdisciplinar dos processos mentais.
Ocupa-se do estudo interdisciplinar da cognição, comportamento, mente e cérebro, combinando conceitos, métodos e idéias de várias áreas da Psicologia, Neurociência, Biologia evolutiva, Linguística, Filosofia, Antropologia e outras ciências sociais, e através da aplicação de métodos da Ciência da Computação, Matemática e Física.A Ciência Cognitiva descreve, explica e eventualmente, simula as principais disposições e capacidades da cognição humana; a linguagem, o raciocínio, a percepção, a coordenação motora e planificação.
Seu método aplicado é o de escrever programas que copiem e reproduzam os modos como o ser humano pensa, fala, compreende, aprende, procurando-se elaborar uma réplica da inteligência humana.
Seção2 História

O dia 11 de setembro de 1956 foi fixado pelo psicólogo George Miller como a data que corresponde ao reconhecimento geral da existência de uma Ciência Cognitiva, com tal. Foi o segundo dia do Simpósio sobre Teoria da Informação realizado no MIT, quando foram apresentados três artigos importantes para consolidação dessa nova ciência. Allen Newell e Herbert Simon expuseram o texto"Logic Theory Machine" (Máquina de Teoria Lógica). Noam Chomsky leu o seu "Three Models of Language" (Três Modelos da Linguagem), enquanto Miller esboçava as idéias principais que constituíam o artigo "The Magical Number Seven" (O Mágico Número Sete).
No primeiro desses ensaios, Newell e Simon descreveram pela primeira vez uma máquina apta a fornecer a primeira prova completa de um teorema da lógica.Chomsky, por seu turno, refutou a possibilidade da teoria da informação, sugerida por Claude Shannon, abranger a linguagem natural. Em contrapartida, a gramática, a seu ver, deveria ser entendida em moldes matemáticos que explicassem suas transformações lingüísticas formais. No terceiro texto, Miller delineou as limitações da memória humana de curto prazo, capaz de armazenar em torno de sete itens- no máximo nove e no mínimo cinco informações - a serem processadas. Acima de sete, as pessoas esbarravam em dificuldades de fazer distinções absolutas entre uma informação ou outra. Abaixo disso, as tarefas eram executadas com maior facilidade.
2.1 A Década de 70
Entre 1960 e 70, a ciência cognitiva já adquirira o reconhecimento oficial traduzido em apoio financeiro oriundo de fontesgovernamentais e privadas. Os argumentos dos pesquisadores pioneiros orientavam o debate intelectual naquela época. Na universidade Harvard, antigo reduto behaviorista, Jerome Bruner e George Miller fundaram o Centro de Estudos Cognitivos, por onde passaram os principais acadêmicos deste setor. Eles eram convidados a discutir e experimentar, durante um ano, as idéias em voga.
Seção 3 Objetivo

Entendera aquisição de conhecimentos ou das percepções dos seres humanos e de seus processos mentais.
A Ciência Cognitiva é a ciência dos fenômenos constitutivos dos aparelhos e os comportamentos psicobiológico e das interações entre estes aparelhos e os comportamentos humanos.
A Ciência Cognitiva descreve e simula capacidades da cognição humana; a linguagem, o raciocínio, a percepção, a coordenaçãomotora e planificação.
Seu método aplicado é o de escrever programas que reproduzam os modos como o ser humano pensa, fala, compreende, aprende, procurando-se elaborar uma réplica da inteligência humana.
Seção 4 Campos Constituintes

No final dos anos 1970, a Fundação Alfred P. Sloan deu início a um programa de cinco a sete anos, envolvendo compromissos de vinte milhões de dólares. Este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencias cognitivas
  • As ciências cognitivas e o cognitivismo piagetiano
  • Aprendizagem e Memória para as Ciências Cognitivas
  • ciência neural cognitiva
  • RESENHA CRITICA A PSICOLOGIA NO CONTEXTO DAS CIENCIAS COGNITIVAS
  • A possibilidade de uma psicologia cientifica de Kant às ciências cognitivas
  • cognitivas
  • Cognitiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!