ciência dos Materiais 2cap

6905 palavras 28 páginas
2. ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÃO INTERATÔMICA
2.1 - INTRODUÇÃO

que compõem um sólido.
Algumas das importantes propriedades de materiais sólidos depende dos arranjos geométricos dos átomos, e também das interações que existem entre os átomos ou moléculas constituintes. Este Capítulo, por meio de preparação para subsequentes discussões, considera vários conceitos fundamentais e importantes, isto é: (a) estrutura, (b) configurações eletrônicas em átomos e na tabela periódica, e (c) os vários tipos de ligações interatômicas primárias e secundárias que mantém juntos os átomos Estes tópicos são revistos brevemente, sob a suposiçào de que um pouco do material é familiar ao leitor.
2.2 - CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Cada átomo consiste de um núcleo muito pequeno composto de prótons e neutrons, que são circundados por elétrons em movimento. Tanto elétrons quanto prótons são eletricamente carregados, a magnitude da carga sendo 1,60 x 10-19C, que é negativa em sinal para elétrons e positiva para prótons; neutrons são eletricamente neutros. As massas destas partículas subatômicas são infinitesimalmente pequenas; prótons e neutrons têm aproximadamente a mesma massa, 1,67 x 10-27kg, que é significativamente maior do que aquela de um elétron, 9,1 x 10-31 kg.
Cada elemento químico é caracterizado pelo número de prótons no núcleo, ou o número atômico (Z). Para um átomo eletricamente neutro ou completo, o número atômico também é igual ao número de elétrons. Este número atômico varia em unidades inteiras desde 1 para o hidrogênio até 94 para o plutônio, o de número atômico mais alto dentre os elementos que ocorrem na natureza (naturalmente).
A massa atômica (A) de um átomo específico pode ser expressa como a soma das massas dos prótons e dos nêutrons. Embora o número de prótons é o mesmo para todos os átomos de um dado elemento, o número de nêutrons (N) pode ser variável. Assim, átomos de alguns elementos têm 2 ou mais diferentes massas atômicas, sendo eles denominados isótopos. O

Relacionados

  • filme lutero
    2040 palavras | 9 páginas
  • Diagnóstico de enfermagem
    6223 palavras | 25 páginas
  • Relat Rio Progress O De Regime MEPCT RJ
    29035 palavras | 117 páginas