Chão potyguar

1715 palavras 7 páginas
Chão Potyguar
Um passeio pelas cidades do Rio Grande do Norte, terra do grande guerreiro Poty, da taba dos Igapós, chefe da nação potyguar. Os textos e imagens contidos nesse blog são frutos de árduos trabalhos de pesquisa e NÃO podem ser copiados (parcial ou integral) sem a devida autorização do jornalista Alex Gurgel, detentor dos direitos autorais.
SEXTA-FEIRA, 17 DE OUTUBRO DE 2008
Apodi
O Sertão dos Paiacus
-
REGIÃO OESTE
-

No meio da caatinga nordestina, em pleno sertão potiguar, a cidade de Apodi e o Lajedo do Soledade despontam como uma das melhores opções para o turismo cultural e histórico. A Chapada de Apodi faz parte do Pólo Costa Branca e suas pinturas pré-históricas esperam a visita do turista há milhares de anos.

Um dos primeiros desbravadores da Região Oeste do Rio Grande do Norte foi Manoel Nogueira Ferreira, que veio numa expedição oriunda da Paraíba, chegando no local em 1680. Foi desafiando obstáculos, como longas caminhadas pelas matas catingueiras, índios bravos, doenças infecciosas e animais selvagens, que o colonizador, com apenas 25 anos, chegou às margens da Lagoa Itaú, mais tarde chamada Lagoa de Apodi.

Naquela época, os irmãos Manoel Nogueira Ferreira e João Nogueira conseguiram permissão para colonizar a Ribeira do Apodi, travando uma longa batalha pelas terras com os índios Paiacus, que habitavam toda a chapada. Com uma forte rebelião dos Paiacus, ocorrida entre os anos 1687 e 1696, os irmãos Nogueira tiveram que se retirar da área. Eles voltaram anos depois, com Manoel Nogueira na condição de Sargento-mor da Ribeira do Apodi. A partir de então, a colonização começou a progredir.

Dessa forma, a cidade de Apodi foi descoberta e iniciou-se a economia agrícola, pastoril e foram abertas as vias de comunicação. Eram os primeiros passos de sua ocupação. Nesse tempo, foi implantada a Aldeia dos índios de Apodi, sendo os padres jesuítas João Guincel e Felipe Bourel os primeiros missionários a chegar à região em 1700. A

Relacionados