CHUVAS

Páginas: 3 (694 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
ESTUDO DAS CHUVAS INTENSAS
A caracterização das chuvas intensas para a utilização prática nos projetos de drenagem, de modo geral, é realizada através da relação entre a intensidade, a duração ea frequência das chuvas. Para este estudo, o primeiro passo é definir a equação das chuvas intensas. De acordo com o material apresentado no PlugDAEE, faremos uso da equação de chuvas intensas para oestado de são Paulo, sendo esta:

I = intensidade da chuva (mm/min)
t = tempo de duração (min)
TR = tempo de retorno (anos), para este projeto ficou definido o tempo de retorno de
Atravésdesta fórmula determinaremos a intensidade da chuva para a região do projeto. As variáveis desta equação são o tempo de duração (td) da chuva e o tempo de retorno (TR). Sendo o tempo de duração (td), comosendo igual ao tempo de concentração (tc).
Para isto, vamos entender o que é o tempo de concentração (tc).
TEMPO DE CONCENTRAÇÃO
Tempo de concentração, tc, de uma bacia hidrográfica, numa dadasecção de um curso de água, é o tempo para que a totalidade da bacia contribua para o escoamento superficial na secção considerada. Pode também ser definido como o tempo necessário para que uma gotade água caída no ponto hidraulicamente mais afastado da bacia, atinja a secção considerada.
Segundo Lencastre e Franco (1992), o tempo de concentração é considerado uma característica constante dabacia, sendo independente das características das chuvadas. O tempo de concentração pode ser calculado por várias fórmulas. Neste projeto faremos uso da fórmula de Kirpch, sendo ela:

L =comprimento do talvegue (Km)
I = declividade do talvegue (m/Km)
tc = tempo de concentração do talvegue (min)
Na fórmula de Kirpch, há 2 (duas) incógnitas, L = comprimento do talvegue, e I = declividade dotalvegue, sendo esta, determinada pela fórmula:

C1 = cota montante
C2 = cota jusante
L = Distância

ÁREA DE ESTUDO
(figura) – colocar figura com área e cotas e declividade para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Chuva
  • Chuvas
  • Chuvas
  • Chuva
  • chuvas
  • a chuva
  • chuvas
  • Chuva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!