chuva acida e efeito estufa

Páginas: 5 (1233 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2014
Colégio 24 de maio
Trabalho de Química
Condutividade

Profª Simoni
26/03/2014




Chuva Ácida
Há uma grande confusão quando se fala em chuva ácida, pois na verdade toda chuva é ácida, o que muda é apenas o nível de acidez de cada uma. As famosas “chuvas ácidas” apresentam pH entre 5,6 e 5,7, valores abaixo da chuva “normal”, que tem pH7.

O que é pH?

O pH é uma medida que temcomo função indicar se uma solução é ácida ou neutra.

A mudança de pH ocorre por conta do acúmulo de dióxido de enxofre e nitrogênio, substâncias provenientes da queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão vegetal e gás natutal), que quando juntas com o hidrogênio, causam as chuvas ácidas.

Efeitos da Chuva Ácida

Vegetação e Solo

Ao receberem as chuvas ácidas, os solos sofrem umaalteração em sua composição e ficam “fracos”, dificultando o enraizamento de plantas, assim como a absorção de nutrientes.

Ecossistemas Aquáticos

Aparentemente os lagos e rios não apresentam nenhuma diferença quando acidificados, mas a diferença está abaixo da superfície. Quanto mais ácida se torna a água, mais comum é o desaparecimento das espécies aquáticas. Além disso, após umdeterminado pH, a decomposição de matérias orgânicas simplesmente para de acontecer. Portanto todos os detritos se acumulam e se instalam nas águas.

Saúde Humana

homem na chuvaAté a nossa saúde pode ser afetada com a chuva ácida, pois ao ingerir a água contaminada com metais pesados, somos contaminados tanto através de sua forma líquida, como pelo consumo de peixes ou qualquer outro alimentoproveniente do meio aquático. Essa contaminação pode gerar graves problemas pulmonares, renais, hipertensão, entre outros.

Materiais e Monumentos

A chuva ácida possui o poder de acelerar o processo de corrosão de diversas coisas, como casas, edifícios, monumentos, além de desgastar mais rapidamente as pinturas e latarias de carros, pontes, fios elétricos etc. Ou seja, além de afetar a natureza e anossa saúde, ainda nos traz mais prejuízos!


Solução da Chuva Ácida

A redução e o fim do uso de combustíveis fósseis e de todas as substâncias que emitem gases tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente é a única forma de diminuir o pH das chuvas.

Efeito Estufa e Aquecimento Global
Além da destruição da camada de ozônio, os gases poluentes tem ocasionado muitos outros fenômenos.Conheça um pouco de cada um nos próximos tópicos.

Efeito Estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural e essencial para a vida no planeta, pois o mantém aquecido.

Processo do Efeito Estufa

Uma parte da radiação solar é refletida pela superfície terrestre e logo em seguida é absorvida por alguns gases presentes na atmosfera. Por conta disso, todo o calor fica retido aqui, sem poder serliberado para o espaço.

Mesmo sendo um processo vital, o efeito estufa também pode ser um precursor do aquecimento global, devido à quantidade excessiva de gases estufa na atmosfera terrestre, a camada mais sensível do planeta.

O problema ocorre da seguinte forma: a Terra recebe radiação infravermelha emitida pelo Sol e devolve parte dela para o espaço através de radiação de calor. Porém, osgases estufa retêm uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço. Portanto, a parte retida causa o aumento da temperatura do planeta.
Gases Estufa
A liberação de dióxido de carbono (CO2) ocorre principalmente, pela queima de combustíveis fósseis, através dos setores industriais e de transporte, e pelos desmatamentos e queimadas. Já o Metano é proveniente da decomposição de resíduosorgânicos, vazamento de gás natural, aterros sanitários, no processo de digestão dos animais, entre outros. O Óxido Nitroso é liberado através da combustão e do tratamento de esgoto, de processos industriais e com a fertilização na agricultura.

Aquecimento Global

Aquecimento Global do Planeta TerraO aquecimento global é um fenômeno climático que ocorre devido ao aumento de temperatura da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Efeito estufa e chuva ácida
  • Efeito estufa e chuva acida
  • Chuva ácida e efeito estufa
  • Efeito Estufa e Chuva Ácida
  • chuva acida e efeito estufa
  • Chuva acida e Efeito Estufa
  • Chuva acida, óxidos, efeito estufa
  • Efeito estufa, chuva ácida e vidros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!