Chuva ácida

Páginas: 2 (427 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2012
CHUVA ÁCIDA
Em 1872 o climatologista inglês Robert Angus Smith, usou pela primeira vez a palavra “Chuva ácida” e relacionou a chuva com a poluição, quando presenciou esse fenômeno. A chuva em geraljá é ácida devido a porcentagem de dióxido de carbono presente na atmosfera.
A chuva ácida é quando encontramos uma concentração muito grande de dióxido de carbono na atmosfera fazendo com que o PHda chuva fique entre 5 a 2, então podemos concluir que a denominação de chuva ácida é toda chuva que possuir PH menos que 4,5. O aumento de dióxido de carbono está relacionado com a queima decombustíveis fosseis e está aumentando mais significantemente nos últimos 50 anos.
Os contribuintes para a ocorrência das chuvas ácidas são as erupções vulcânicas e alguns outros processos biológicos queliberam gases. As ações humanas também são grandes responsáveis pela eliminação de gases como as indústrias, as centrais termoelétricas e os veículos de transporte. Esses gases antes de reagirem com asgotas de água se transformam em ácidos que mais tarde iram reagir com moléculas de água e precipitar. A precipitação ácida acontece quando a concentração de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de azoto(NO, NO2, N2O5 é suficiente para reagir com as gotas de água ( nuvens).
A chuva ocorre também quando a uma concentração na atmosfera de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) que, quandoem contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como o ácido nítrico (HNO3), ou o ácido sulfúrico (H2SO4).
Alguns efeitos que a chuva ácida causa ao meio ambiente e a mudança de PH emlagos e rios, as acidificações do solo tornando improdutivo, além de ajudar no desmatamento causando a morte de varias arvorem e ajudando no aparecimento de clareiras, nos seres humanos a presença deCO2 pode causar prejuízos irreversíveis no pulmão. A chuva ácida corroem materiais usados para construções danificando muitas estruturas.
Algumas mudanças teriam grande efeito para se evitar as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Chuvas ácidas
  • Chuva acida
  • Chuva acida
  • Chuvas Ácidas
  • chuva acida
  • Chuva ácida
  • Chuvas acidas
  • Chuva Ácida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!