Chuva ácida

Páginas: 8 (1783 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2012
HBE COLÉGIO E CURSO.

PROJETO DA MOSTRA DO CONHECIMENTO

João Pessoa,
27 de agosto de 2012.
HBE COLÉGIO E CURSO

PROJETO DA MOSTRA DO CONHECIMENTO

Projeto referente à MOSTRA DO CONHECIMENTO, CIÊNCIAS E ARTES 2012. Monitorado pela aluna: Alyce Rodrigues de Souza (3ª série, Ensino Médio), tendo como orientador o professor Sérgio Simões Sorrentino (Química), e realizado pelos alunos da 1ªsérie A do Ensino Médio.

João Pessoa,
27 de agosto de 2012.

1. INTRODUÇÃO
A chuva ácida é um problema que vem se tornando cada vez mais constante em muitos lugares do mundo, principalmente em lugares onde a concentração de indústrias é muito grande. É causada pela emissão de óxidos, sobretudo pela queima do carvão mineral e outros combustíveis fósseis.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Achuva sempre arrasta consigo componentes da atmosfera, portanto não existe chuva totalmente pura. O CO2 que existe como resultado da respiração dos seres vivos, queima de materiais orgânicos e normalmente na atmosfera, se dissolve na água da chuva e já a torna ácida, assim: CO2(g) + H2O(L) H2CO3(aq). O ácido carbônico formado é muito fraco, e a chuva contaminada tem pH em torno de 5,6.
Essasituação se complica em função dos óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e dos óxidos de nitrogênio (NO e NO2) que existem na atmosfera. O SO3 presente na atmosfera pode ser de origem natural ou artificial. O SO2 provém de erupções vulcânicas e da decomposição de animais e vegetais no solo e nos oceanos. O SO2 artificial é proveniente da queima do carvão mineral e dos derivados de petróleo.
Ocorrem asseguintes reações na atmosfera: 2 SO2 + O2 2 SO3, óxido de enxofre e SO3 + H2O H2SO4 o ácido sulfúrico, que é considerado o um dos mais eficazes a respeito da chuva ácida.
Paralelamente, na atmosfera, acorrem fatos parecidos com os óxidos de nitrogênio, em especial NO e NO2, que têm, também, origem artificial ou natural. O NO natural é formado durante as tempestades, quando a ação dos raios provocareação: N2 + O2 2 NO. Adicionalmente, óxidos de nitrogênio também são produzidos na decomposição de vegetais e animais por bactérias no solo. As reações de combustão que ocorrem nos motores de automóveis, caminhões e aviões, constituem fontes artificiais de grandes quantidades de óxidos de nitrogênio.
Na atmosfera podem ocorrer reações como:
2NO + O2 2NO2
2NO2 + H2O HNO3 + HNO2
2HNO2 + O22HNO3
Em grandes cidades e em regiões muito industrializadas, o ar acaba se carregando e H2SO4 e HNO3 e a chuva traz esses ácidos para o solo, dando origem a chuva ácida.

3. OBJETIVOS

* Objetivo Geral:
Visto que a chuva ácida vem se tornando cada dia mais um motivo de preocupação, nossa pesquisa tem como objetivo geral: PREVENIR A CHUVA ÁCIDA, FAVORECENDO UMA TENTATIVA DE REDUÇÃO DOAQUECIMENTO GLOBAL.
* Objetivos Específicos:
1) Apresentar o tema fazendo analogias com fatos;
2) Exibir, dentro da química, os danos que a chuva ácida pode causar;
3) Conscientizar a população de que a situação pode ser reversível;
4) Conscientizar o grupo para uma educação ambiental.

4. JUSTIFICATIVA
Atualmente, a chuva ácida constitui um grande problema ambiental,devido às grandes quantidades de óxidos ácidos produzidos pela atividade humana e lançados na atmosfera. Essas chuvas ácidas podem cair em locais afastados dos centros urbanos ou em áreas naturais que não suportam uma acidez elevada, provocando sérios problemas ao meio ambiente. Os efeitos da chuva ácida podem ser verificados em riachos e lagos, onde ocorre uma grande mortandade de peixes; e emflorestas, cujas árvores sofrem corrosão tanto nas folhas como nos galhos. A corrosão provocada pelas chuvas ácidas pode ser verificada, também, em estátuas de mármore e em estruturas metálicas.

5. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
As chuvas ácidas são de três tipos e ocorrem em ambientes diferentes.
* Em ambientes não poluídos e na ausência de relâmpagos
O gás carbônico, presente na atmosfera desse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Chuvas ácidas
  • Chuva acida
  • Chuva acida
  • Chuvas Ácidas
  • chuva acida
  • Chuva ácida
  • Chuvas acidas
  • Chuva Ácida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!