Chuva Ácida

Páginas: 3 (663 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Chuva ácida


Introdução:
Atualmente os índices de chuvas ácidas vêem aumentando devido à poluição do ar, com a queima de carvão ou de petróleo que liberam resíduos gasosos como óxidos denitrogênio e de enxofre, e na reação dessas substâncias com a água formam a chuva ácida. Porém a chuva ácida natural, ou seja, não poluída é pouco ácida devido à presença do gás carbônico natural.
Ospoluentes do ar são carregados pelos ventos e viajam milhares de quilômetros; assim, as chuvas ácidas podem cair a grandes distâncias das fontes poluidoras, prejudicando outros países.
O solo se empobrece,a vegetação fica comprometida. A acidificação prejudica os organismos em rios e lagoas, comprometendo a pesca. Monumentos de mármore são corroídos, aos poucos, pela chuva ácida.
A chuva é divida emchuva ácida natural e chuva ácida poluída onde aqui serão citadas as principais diferenças sobre elas.

Fundamentação teórica:
Os principais agentes naturais responsáveis pela produção de gaseslançados na atmosfera e que provocam a chuva ácida são os vulcões e os processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos.
A chuva ácida natural provém de uma reação entre o gás carbônico(CO2) e a água da chuva. Por ser ácido carbônico, não é tão forte logo os estragos causados por essa precipitação é bem menor.
Na chuva ácida poluída, os agentes responsáveis por ela, são as açõesdo homem no meio ambiente, na queima de combustíveis, indústrias, etc. onde liberam os gases poluentes que ficam suspensos na atmosfera
Essas chuvas causam danos ao meio ambiente e também a nósseres humanos. Dentre esses prejuízos podemos citar:
1. Lagos: Os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito da chuva ácida, pois podem ficar totalmente acidificados perdendo toda a sua vida.2. Desmatamentos: A chuva ácida faz clareiras, matando duas ou três árvores. Imagine uma floresta com muitas árvores utilizando mutuamente, agora duas árvores são atingidas pela chuva ácida e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Chuvas ácidas
  • Chuva acida
  • Chuva acida
  • Chuvas Ácidas
  • chuva acida
  • Chuva ácida
  • Chuvas acidas
  • Chuva Ácida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!