Chuva ácida

Páginas: 6 (1278 palavras) Publicado: 19 de junho de 2012
COLÉGIO ESTADUAL WILSON JOFFRE

CHUVA ÁCIDA

CASCAVEL
2010
COLÉGIO ESTADUAL WILSON JOFFRE
ALUNOS 2°C

CHUVA ÁCIDA

Trabalho apresentado à disciplina de Química, como requisito parcial de avaliação do 2º semestre da 2ª Série “C” do Ensino Médio.
Professora: Roberta

CASCAVEL
2010

INTRODUÇÃO

Através deste, temos o objetivo de apresentar informações sobre a chuva ácida, além derelatar informações sobre uma experiência feita por nós, alunos do segundo ano do ensino médio, quem tem como objetivo, analisar o PH das chuvas que ocorreram durante um período de tempo descrevendo passo a passo os métodos utilizados e tendo por final a informação se na cidade de cascavel existe a ocorrência de chuvas ácidas. Contendo neste trabalho informações sobre a formação e as substânciaspoluentes que causam esse efeito, destacando ainda os níveis de PH (potencial de hidrogênio iônico) referentes á chuva ácida ou a chuva “normal”,. Além disso, este trabalho apresenta ainda conseqüências que a chuva pode causar nas plantas e rios, no meio ambiente em geral, e para a saúde das pessoas, e por fim, apresenta medidas que devemos tomar para tentarmos evitar a ocorrência das chuvasácidas.

CHUVA ÁCIDA

O principal motivo das ocorrências das chuvas ácidas é a poluição do ar proveniente dos gases liberados pelas chaminés das fábricas, da queima da gasolina pelos automóveis, da queima de carvão e petróleo. Durante o transporte desses gases (dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio e o monóxido de carbono) eles entram em contato com o vapor de água e com os gases que compõea atmosfera (oxigênio e hidrogênio) e estimulados pela energia solar eles vão reagir formando as substancias que formam a chuva acida, e quando chove as gotas de água levam esses ácidos do ar para a terra. Em consequência dessas substancias resultantes, que são o ácido nítrico e o ácido sulfúrico, os solos ficam empobrecidos, a vegetação fica comprometida. A acidificação prejudica os peixes emrios e lagos comprometendo a pesca, monumentos de mármore são corroídos aos poucos. Com um pH abaixo de 4,5, praticamente nenhum peixe sobrevive, enquanto níveis iguais ou superiores a 6 promovem populações saudáveis. O crescimento do fitoplâncton é inibido pelos grandes níveis de acidez e os animais que se alimentam dele são dessa forma prejudicados.
Nem sempre a chuva ácida ocorre no mesmo lugarem que foram liberados os gases poluentes, pois eles são carregados pelo vento e podem ser transportados por até 2 mil quilômetros.
A denominação chuva ácida pode ser empregada para chuvas que tenham o PH menor que 5,4, já a chuva não afetada pelo homem tem pouca acidez, essa acidez é baixa não sendo prejudicial ao meio ambiente.
A partir da revolução industrial pode ser percebido uma diminuiçãodo PH, de 6 para 4,5, pois a partir da revolução industrial as emissões de óxidos de enxofre e azoto na atmosfera aumentaram. Já chegaram a ser registrados valores de PH abaixo de 2,4 em algumas áreas industriais

MIC

Como trabalho para a MIC, nós, alunos do segundo ano do ensino médio do colégio Wilson Joffre realizamos uma experiência na disciplina de química com o objetivo de analisara água coletada em dois pontos da cidade de Cascavel. Usando um medidor de PH para identificarmos de há ou não ocorrências de chuvas ácidas na cidade, ainda trabalhamos para a montagem de uma maquete para exposição, que nos auxiliaria na demonstração da experiência, representando a cidade de cascavel na maquete foram colocados as fábricas e os carros que representavam os emissores dos gases queformam a chuva acida, de rios e lagos e a representação de uma área verde onde representava a área do lago municipal.
Experiência 1:
Durante as ultimas ocorrências de chuva, os alunos colocaram dois recipientes para coleta da água em dois pontos da cidade. Após a chuva esses recipientes foram recolhidos para uma posterior análise .
Materiais utilizados:
1. Um vasilhame contendo a água...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Chuvas ácidas
  • Chuva acida
  • Chuva acida
  • Chuvas Ácidas
  • chuva acida
  • Chuva ácida
  • Chuvas acidas
  • Chuva Ácida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!