Chuva ácida

Páginas: 17 (4045 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
CHUVA ÁCIDA

Chuva ácida

Introdução e conceito

Na metade do século XX foi observado um fenômeno relacionado ao aumento de acidez das águas das chuvas em várias regiões do globo terrestre. Este fenômeno foi associado á presença de ácidos fortes como sulfúricos e nítricos e ácidos orgânicos como acéticos e fórmicos, devido aos processos industriais e a queima de combustíveis fosseis(COWLING, 1982).
O termo “chuva ácida”, porém, surgiu pela primeira vez no século XIX, mais precisamente no ano de 1872, na obra “Air andRain: thebeginningof a chemicalclimatology” pelo químico Robert Angus Smith, que descrevia a poluição atmosférica na cidade de Manchester, Inglaterra, no inicio da revolução industrial. Smith estabelece pela primeira vez uma ligação entre o pH da chuva ea combustão docarvão(JESUS, 1996).
Meio século mais tarde, o biólogo Knut Dahl observou as mortes de peixes e plantas em vários lagos da Escandinávia e relacionou á acidez da chuva pois esse lagos o pH foi em torno de 5. Dahl concluiu que com a morte dos organismos aquáticos, causado pela acidez, os lagos adquiriram uma transparência não normal e afetou a cadeia alimentar pois constatou que as avesdesapareceram da região (ABREU, 2005).
Através de pesquisas foi observado que a chuva ácida afeta os organismos e materiais, além de associar esses efeitos à presença de ácido sulfúrico (COWLING, 1982).
O conceito de chuva ácida, segundo Fornaro (2006), se baseia no equilíbrio entre a água pura e o dióxido de carbono atmosférico.Desse modo, considera-se “chuva ácida” aquela que apresentar valor de pH<5. Estudos sobre acidez em águas de chuva em regiões industrializadas mostraram valores de pH menores que 4,5, chegando a 2 para eventos isolados em algumas regiões.Segundo Tyler Miller Jr (2007), algumas florestas no topo de montanhas no leste dos Estados Unidos e no leste de Los Angeles são banhadas por neblina e orvalho tão ácidos quanto suco de limão, com um pHde 2,3 – cerca de mil vezesmaior que a acidez da pricipitação normal.A variação do pH em diversos ambientes é mostrada na figura 1:

Figura 1 – Variação de pH. Fonte: LORA, 2002 apud ABREU, 2005

A chuva ácida é um importante indicador do desequilíbrio ambiental através da poluição atmosférica, ligadas às áreas de grande concentração populacional. As águas da chuva nas regiões com poluição do ar vêmassociadas com águaoxigenada e ácidos sulfúricos, nítricos, acéticos e fórmicos e sulfato e nitrato de amônia, levando esses poluentes para outros ambientes como oceanos, solos, lagos, construções e florestas (JESUS, 1996).
Foram elaborados diversos protocolos após conhecer o problema da chuva ácida como o Protocolo para a Reduçãodas Emissões de Enxofre, em 1985, concordando em reduzir em 30% as emissões de SO2(emreferência aos níveis de 1980) até 1993. Todos os países que participaram do Protocolo conseguiram atingir a meta (ABREU, 2005).
As reduções de emissão de SO2 na Europa são estimadas entre 25 a 30%entre os anos de 1980 e 1990, e em 40% próximo ao ano 2000 (ABREU, 2005).
O Protocolo de Poluição Transfronteiriçaa Grandes Distânciasfoi assinado em dezembro de 1999, por 27 países (Figura 2), onde sãoadotadas concentrações máximas de emissões de todos os poluentes atmosféricos importantes e o Protocolo de Gothenburg, que tem como objetivo reduzir empelo menos 63% das emissões de enxofre, e asde NOx em 41% relativos ao ano de 1990 (RELATÓRIO DE SINTESE, 2003).

Figura 2 – Países que assinaram o Protocolo de Poluição Transfronteiriça a Grandes Distâncias. Fonte:RELATÓRIO DE SINTESE(2003).Formação da chuva ácida

A composição química do fenômeno da chuva é proveniente de vários fatores como emissão, transporte, diluição, transformação química, emissão de poluentes já que os processos atmosféricos são dinâmicos e complexos. Processos como ventos, temperatura, umidade relativa, intensidade da radiação solar, percurso e altitude das nuvens, intensidade da chuva, tamanho das gotas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Chuvas ácidas
  • Chuva acida
  • Chuva acida
  • Chuvas Ácidas
  • chuva acida
  • Chuva ácida
  • Chuvas acidas
  • Chuva Ácida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!