CHScultura

477 palavras 2 páginas
Cultura: um conceito antropológico (pp.11- 24)
1.2
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico, 25ª reimpressão, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2009.
“A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantem separados” (p.11)
Nesse trecho, o autor diz que os homens são iguais geneticamente, mas suas atitudes acabam se tornando diferentes.
“Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes nas diferenças culturais”. (p.17)
Novamente abordando a genética, deixando claro que qualquer pessoa pode se envolver em determinada cultura. A cultura se adapta a qualquer pessoa que esta disposta a ela.
“A verificação de qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que ele é determinado culturalmente e não em função de uma racionalidade biológica.” (p.19)
O ser humano tem a mesma capacidade de trabalho independente do seu sexo, diferente do que pensava oque realmente influencia e a cultura que foi absorvida de sua posição no trabalho diante ao sexo oposto.
“Um menino e uma menina agem diferente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada”. (p.20)
Em cada lugar do mundo a educação e diferente, mas sempre o masculino e o feminino vão ter padrões parecidos, como a função de caçar do homem, e a de cuidar dos filhos da mulher. Essa cultura sempre foi presente e foi evoluindo com o tempo culturalmente.

“A grande qualidade da espécie humana foi a de romper com suas próprias limitações: um animal frágil, provido de insignificante força física, dominou toda a natureza e se transformou no mais temível dos predadores. Sem asas, dominou os ares; sem guelras ou membranas próprias, conquistou os mares. Tudo isto porque difere dos outros animais por ser o único que possui cultura. Mas que é cultura?” (p.24).
A Cultura nos tornou ser mais do que animais, nos difere do restante dos outros seres e nos deixa quase ilimitados a qualquer coisa. O mais interessante da cultura é

Relacionados