Christian Feest ,, Needs and Oportunities for research...

985 palavras 4 páginas
Departamento de Ciências da Vida – Licenciatura em Antropologia
Cultura Material e Museologia – Recensão Crítica
Outubro de 2014

Autor: Christian F. Feest
Título: ‘Needs and Oportunities for research on Ehtnographic Museums’
Ano: 1993
Palavras-chave: Museus; Problemas; Outros; Artefactos; Descontextualização

Reflexão Crítica:

Necessidades e Oportunidades de pesquisa em Museus Etnográficos
Christian Feest questiona-nos sobre a utilidade e a necessidade dos Museus, e mostra-nos que os Objectos colecionados para além de fazerem parte da cultura de onde foram retirados, obviamente, fazem também parte da cultura que os retirou do seu ambiente, a cultura do Colecionador.
Muita da discussão actual sobre os Museus Etnográficos ronda a questão da sua utilidade para a Sociedade e para a Antropologia em Particular. O Autor questiona sobre a necessidade dos Museus e o porquê da Antropologia precisar de Museus. É necessário reconhecer que os Museus existem como artefactos históricos da Cultura Ocidental, e que a sua natureza artefactual impõe certas limitações na sua possível utilidade. O Autor argumenta que é melhor manter-mos os Museus pelo o que eles ainda nos podem oferecer e educar a sociedade para que faça uso das suas possibilidades.
Museus etnográficos são instituições que coletam e preservam, mostram e interpretam artefactos com o intuito de representar outras culturas. De facto, o acto de colecionar e preservar tais artefactos tem história na Europa Ocidental. Devido ao carácter público das exposições, o visitante normal dos museus, assim como os políticos e os Borucratas responsáveis pelo financiamento dos Museus Etnográficos pensam nas exposições como a principal actividade destes.
Directores de Museus e curadores estavam relutantes em confessar que a maioria dos objectos preservados nos seus museus podem nunca a vir a ser mostrados. A coleção de Viena, por exemplo, cresceu 20% nos últimos 25 anos, e prometia continuar a crescer numa proporção

Relacionados