CHRISTIAN DE PORTZAMPARC

599 palavras 3 páginas
APRESENTAÇÃO ORAL
(SLIDE) Nascido no Marrocos e graduado na Escola de Belas Artes em Paris, mesmo local onde fundou seu escritório nos anos 80, Christian de Portzamparc possui diversas premiações,(SLIDE) entre elas o Pritzker Price em 1994 entrando num seleto grupo de profissionais com esse reconhecimento com 50 anos de idade. Ele é a XVII pessoa e o sexto da Europa a ser tão honrado desde que a fundação Hyatt criou o prêmio em 1979. O Prémio Pritzker Pritzker é um prémio internacional de arquitetura. Gerida pela família Pritzker, sendo muitas vezes chamado de "o Nobel da arquitetura". É atribuído anualmente ao arquiteto, ainda em vida, que melhor cumpra os princípios enunciados por Vitrúvio: solidez, beleza e funcionalidade.
(SLIDE) Enfim, Portzamparc tem inúmeras obras em andamento, seus projetos arrojados, unem o lado artístico de suas pinturas à sensibilidade ao entorno urbano, possuindo bases em Paris, New York e Rio de Janeiro.
A maioria de seus projetos concluídos estão na França, talvez o mais visível sendo a Cidade da Música, um grupo de estruturas situadas na borda do parque suburbano La Villette, em Paris.Cidade da Música, conhecido em toda a Europa como um dos Grands Projets, tem sido elogiado na imprensa de arquitectura de todo o mundo. Arquitetura Interior da Espanha e Design ( Diseño Interior ) revista disse da Cidade da Música: "Um edifício com qualidades líricas, cheios de brancura e opacidade, é a antítese das transparências etéreos e outras abordagens tecnológicas, tão típicas do novo academicismo francês."
(SLIDE) Influenciado por Le Corbusier, ele foi a sua mais importante influência precoce incluindo Richard Meier e Kenzo Tange. "Quando eu tinha uns 13 anos, eu já havia se interessado em arte. Mas eu lembro de ter visto alguns esboços por Le Corbusier ", diz Portzamparc", e isso estimulou os meus interesses não só na arte, mas começou o meu pensamento sobre a arquitetura. "
Christian de Portzamparc nasceu em 1944 na cidade de Casablanca

Relacionados