Choque

Páginas: 10 (2463 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................4
2. CARBOIDRATOS............................................................................................5
3. EXEMPLOS DE ESTRUTURA DE CARBOIDRATOS....................................7
4. FUNÇÕES DOSCARBOIDRATOS................................................................8
5. CLASSIFICAÇÕES.........................................................................................9
6. CARBOIDRATOS E ALIMENTOS..................................................................11
7. ALIMENTOS RICOS EM CARBOIDRATOS E SAÚDE..................................14
8.CONCLUSÃO..................................................................................................15
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................16


















1. INTRODUÇÃO
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza. Para muitos carboidratos, a fórmula geral é: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono”. São moléculas que desempenham umaampla variedade de funções, entre elas: Fonte de energia, reserva de energia, restrutural, Matéria prima para a biossíntese de outras biomoléculas.
Os carboidratos representam nossa principal fonte de energia: eles fazem o papel de combustível para a produção de calor e trabalho muscular. Essa energia contribui para o bom funcionamento do organismo, do sistema nervoso e do coração – é a únicafonte de energia aceita pelo cérebro.
A grande maioria dos alimentos que são fontes de carboidratos simples é muito saborosa, e isso faz com que eles sejam consumidos em grandes quantidades. Costumamos excluir um ou outro grupo de nutrientes das refeições, causando prejuízos a saúde. Principalmente no uso dos alimentos ricos em carboidratos que são nutrientes de extrema importância para  ofornecimento de energia necessária às células do corpo humano para que  consigam realizar todas as suas funções metabólicas de maneira apropriada.














2 CARBOIDRATOS
Os carboidratos (também chamados sacarídeos, glicídios, oses, hidratos de carbono ou açúcares), são definidos, quimicamente, como poli-hidróxi-cetonas (cetoses) ou poli-hidróxi-aldeídos (aldoses),ou seja, compostos orgânicos com, pelo menos três carbonos onde todos os carbonos possuem uma hidroxila, com exceção de um, que possui a carbonila primária (grupamento aldeídico) ou a carbonila secundária (grupamento cetônico).Possuem fórmula empírica Cn(H2O)m desde os mais simples (os monossacarídeos, onde n = m) até os maiores. Alguns carboidratos, entretanto, possuem em sua estruturanitrogênio, fósforo ou enxofre não se adequando, portanto, à fórmula geral.
A grande informação embutida por detrás desta fórmula geral é a origem fotossintética dos carboidratos nos vegetais, podendo-se dizer que os carboidratos contém na intimidade de sua molécula a água, o CO2 e a energia luminosa que foram utilizados em sua síntese. A conversão da energia luminosa em energia química fazcom que esses compostos fotossintetizados funcionem como um verdadeiro combustível celular, liberando uma grande quantidade de energia térmica quando quebrada as ligações dos carbonos de suas moléculas, liberando, também, a água e o CO2 que lá se encontravam ligados.
  Os animais não são capazes de sintetizar carboidratos a partir de substratos simples não energéticos, precisando obtê-losatravés da alimentação, produzindo CO2 (excretado para a atmosfera), água e energia (utilizados nas reações intracelulares).
Nos animais, há um processo chamado neoglicogênese que corresponde a uma síntese de glicose a partir de percursores não glicídicos. Um outro processo de síntese endógena de glicose se dá através da glicogenólise do glicogênio sintetizado no fígado e músculos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Choque
  • Choque
  • Choque
  • Choque
  • Choque
  • Choques
  • CHOQUES
  • choques

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!