Choque eleétrico

779 palavras 4 páginas
Instituto Federal da Bahia – Campus Ilhéus
Docente: Roseane Santos Batista Leite
Discentes: Hismilei, Jêniffer, João, Luamar, Rômulo, Thalles

SEMINÁRIO DE PRIMEIROS SOCORROS
ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO

O que é choque elétrico ( Hismilei)
É quando o corpo sobre abalos em contato com a corrente elétrica. Os efeitos do choque elétrico variam em função do tempo e da intensidade da descarga. Tipos de Choque elétrico
Existem três tipos de choques elétricos, que são: ( Pedro) Choque estático: produzido por eletricidade estática que tem um tempo de duração pequeno, suficiente para descarregar a carga elétrica do elemento energizado. Assim não provoca danos ao corpo humano, devido ao seu curto tempo de duração.
Choque dinâmico: é o choque tradicional, ou seja, aquele que surge com o contato direto da pessoa com a parte energizada da instalação. O tempo de duração dura enquanto permanecer o contato e a fonte de energia estiver ligada. Pode criar desde pequenas a irreparáveis lesões.
Descargas atmosféricas (raios): podem atingir diretamente ou indiretamente uma pessoa podendo causar queimaduras graves ou até a morte.

Causas Principais ( Rômulo)

Falta de segurança nas instalações e equipamentos, como: fios
Descascados, falta de aterramento elétrico, parte elétrica de um motor que, por defeito, está em contato com sua carcaça, etc.
· Imprudência
· Indisciplina
· Ignorância
· Acidentes, etc.

( Ao abordar este tópico enfatizar que nosso foco neste momento são os ambientes de trabalho mas, que de maneira geral todo choque elétrico ocorre por essas causas)

Sintomatologia João
( Irei abordar sobre os sintomas gerais que acometem a vítima de choque elétrico) e as principais complicações que podem surgir
Mal estar geral
Sensação de angústia
Náusea
Cãibras musculares de extremidades
Parestesias
Ardência ou insensibilidade da pele
Cefaléia
Vertigem
Arritmias cardíacas
Falta de ar (dispnéia).

Principais Complicações ( Luamar)

Relacionados

  • solda ponto
    48237 palavras | 193 páginas