Choque Eletrico

Páginas: 14 (3467 palavras) Publicado: 24 de junho de 2014
Sumário















1 INTRODUÇÃO

Durante vários anos, vemos em diversos meios de comunicação que o choque elétrico é uma das principais causas de acidentes graves e até mesmo mortes. Isto ocorre porque as instalações são feitas, na maioria das vezes, por profissionais sem preparo e/ou desobediencia às normas técnicas estabelecidas, gerando com isso situações de extremagravidade para a segurança de animais e das pessoas em suas residências e até mesmo profissionais que tem contato com as instalações elétricas.
De forma simples, pode ser informado que choque elétrico é o efeito patofisiológico que resulta da passagem de uma corrente elétrica, através do corpo humano, provocando efeitos de gravidades variáveis, podendo chegar a ser fatais.2 OBJETIVO

Através deste trabalho acadêmico pretende-se verificar o que existe hoje no mercado disponível para a realização de instalações elétricas visando a prevenção de acidentes de origem elétrica; e os mecanismos de proteção contra a incidência de choques eletricos, tais como a utilização dos dispositivos de proteção à corrente diferencial-residual e do aterramento, dandoênfase neste último e demosntrando o seu sistema e os seus esquemas. Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica e pesquisa a respeito do assunto.




















3 REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 CHOQUE ELÉTRICO E MEDIDAS DE PROTEÇÃO

Segundo Niskier e Macintyre (2008, p.133):
O contato entre o condutor vivo e a massa de um elemento metálico, a corrente de fuganormal, ou ainda uma deficiência ou falta de isolamento em um condutor ou equipamento (máquina de lavar roupa, geladeira, chuveiro, etc.), podem representar risco. Uma pessoa que neles venha a tocar recebe uma descarga de corrente, em virtude da diferença de potencial entre a fase energizada e a terra. A corrente atravessa o corpo humano no sentido da terra. O choque elétrico e seus efeitos serão tantomaiores quanto maiores forem a superfície do corpo humano em contato com o condutor e com a terra, a intensidade da corrente, o percurso da corrente no corpo humano e o tempo de duração do choque.
Seguindo o pensamento de Niskier e Macintyre LIMA FILHO (2011) a circulação da corrente elétrica pelo corpo humano provoca reações patofisiológicas nas pessoas, cujos principais efeitos são:Tetanização: contração muscular provocada pela circulação da corrente elétrica através dos tecidos nervosos. Esse efeito sobrepõe-se ao comando cerebral. A partir de certo valor a corrente provoca a contração total do musculo, impedindo, por exemplo, que o indivíduo que esteja segurando um objeto energizado possa largá-lo. Esse limite é conhecido como “limiar de não largar“.
Parada respiratória: se atetanização atingir os músculos peitorais, a função respiratória pode ser afetada. Isso pode ocorrer quando a corrente de choque atingir valores superiores ao limiar de não largar.
Queimadura: a circulação da corrente pelo corpo humano, que possui certa resistência elétrica, provoca uma liberação de calor, produzindo queimaduras que são mais intensas nos pontos de entrada e saída da corrente.Fibrilação ventricular: os impulsos elétricos originados no nódulo sinoatrial do coração humano produzem os movimentos de contração e de expansão que fazem o músculo cardíaco vibrar periodicamente no ritmo de 60 a 100 vezes por minuto. Se àqueles impulsos somam-se e sobrepõem-se os efeitos produzidos por uma corrente elétrica externa de intensidade consideravelmente maior, o tecido cardíaco ficasubmetido a impulsos elétricos de intensidade de frequência bastante distintos do normal, produzindo um funcionamento desordenado do coração.
De forma sucinta, a tabela 1 apresenta os efeitos fisiológicos da corrente elétrica alternada, de frequência 15 a 100Hz, trajeto mão esquerda – pés, em pessoas de, no mínimo, 50 Kgf de peso.

Valor da corrente de Choque (mA)
Efeitos sobre o corpo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Choque eletrico
  • Choque elétrico
  • Choques eletricos
  • Choque eletrico
  • CHOQUE ELÉTRICO
  • Choque eletrico
  • Choque elétrico
  • Choque elétrico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!