China E India

Páginas: 23 (5508 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
CHINA E ÍNDIA – EMERGÊNCIA E IMPACTO CULTURAL

China and India – Emergence and Cultural Impact

Paulo Antônio Pereira Pinto1


Introdução
A atual emergência da China e da Índia, com o resultante impacto cultural em outros países e influências recíprocas, pareceu-me texto oportuno, pela atualidade e perspectiva visual condizente com o hábito gaúcho de antecipar tendências futuras. Tendoservido, como diplomata, cerca de vinte anos no “universo chinês” e três em Mumbai, o exercício de reflexão a seguir é resultado, portanto, mais de conclusões de vivências pessoais, do que de pesquisa acadêmica.
China e Índia ocupam, hoje, parcelas quase idênticas de interesse no noticiário internacional. Os chineses já despertavam atenções, desde o início do processo de abertura da República Popularao exterior, na década de 1980. Os indianos, mais recentemente, passaram a provocar enorme curiosidade, pela ruptura gradual em curso com modelo de desenvolvimento tradicionalmente fechado, em descompasso com a globalização.
Os dois fenômenos são analisados, com frequência, na perspectiva da crescente inserção econômica internacional chinesa e indiana, bem como a partir da cobiça quanto ao acessode centenas de milhões de seus potenciais consumidores à oferta de produtos e serviços estrangeiros.
Tais avaliações estariam mais adequadas ao debate, nas últimas décadas do século XX, quando a globalização do mercado começou a prevalecer sobre as economias fechadas e centralmente planificadas.
Sabemos, agora, que a criação de uma economia global e o fortalecimento de novas tecnologias nãoerodiram culturas e valores locais. Verificou-se, pelo contrário, que, na medida em que as pessoas tiveram acesso a mais informação e educação, suas diferenças culturais se tornaram mais pronunciadas – não menos. Nesse processo, diferentes grupos demonstraram perseguir visões distintas de bem-estar, assim como reagiram de forma agressiva a ameaças perceptíveis a sua dignidade cultural.
Nessaperspectiva, as grandes questões deste novo milênio parecem dizer respeito a: como culturas podem ser adaptadas; como capital social e cultural pode alavancar o desenvolvimento das nações; e como o potencial de conflito destrutivo entre culturas pode ser transformado em saudável competição cultural.

China e Índia – A Ascensão Pacífica Asiática
Chamam atenção pronunciamentos da China, a partir de 2005,de que sua condição atual de potência emergente deve ser entendida como uma nova fase histórica, marcada por “ascensão pacífica” do país, destinada a beneficiar seu entorno imediato e relações com o exterior.
Segundo esse discurso chinês, estaria em curso, praticamente, o ressurgimento da influência político-cultural que o antigo Império do Centro exercia sobre as nações situadas ao Sul de suasfronteiras. Isto é, historicamente – sempre de acordo com Pequim – laços foram mantidos com o Sudeste Asiático, com base em relacionamento “pacífico”, que a RPC, agora, procuraria “reacender”.
Por outro, a Índia não busca nem expandir sua cultura, nem suas instituições democráticas. O que os indianos parecem analisar com grande precisão são os quesitos necessários para a segurança interna de suamulticulturalidade, em ambiente internacional estável.
A liderança atual indiana, portanto, parece entender que a inquiteção mundial, provocada por rivalidades étnicas e religiosas, poderá afetar, também, seu próprio país. Daí, Nova Delhi ter que exercer amplo leque de interlocução com culturas que rodeiam a Índia.
A sociedade indiana é resultado da assimilação de centenas de influênciasculturais, trazidas dos continentes europeu e asiático. A Índia incorporou, portanto, costumes e crenças das diferentes civilizações que a invadiram ou lá se estabeleceram. Como resultado, hoje existem no país 17 línguas oficiais e algumas centenas de dialetos.
Mas a Índia não foi apenas “importadora” de cultura. Foi também “exportadora”. O Sânscrito, como se sabe, é uma língua originária na Índia e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • India e China
  • China e india
  • China e a India
  • China e Índia
  • iNDIA E CHINA
  • China e india
  • china e india
  • india e china

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!