China e Índia

Páginas: 9 (2105 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014


INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão apresentadas as principais características de duas incríveis civilizações antigas: a China e a Índia. Uma viagem no tempo repleta de imagens e curiosidades desde a sociedade chinesa até a cultura indiana.
Podemos notar o alto grau de desenvolvimento que alcançaram chineses e indianos, competindo em tecnologia com os europeus.CHINA

Sociedade
No primeiro posto da pirâmide social da China, estava o imperador, que era considerado o intermediário entre os deuses e o povo. Abaixo dele, mas responsável pela maioria das ações no império, estavam os ministros e outros funcionários letrados. Essas pessoas eram chamadas de Mandarins. Eles que organizavam e governavam todo o império, cobrando impostos,estabelecendo preços, etc. Nas horas vagas eles aprimoravam seus talentos artísticos.Os militares, os comerciantes e o clero estavam abaixo dos Mandarins, mas não tinham seus poderes no império.
No último posto da pirâmide social chinês estavam os camponeses e artesãos. Os camponeses trabalhavam nas terras do estado, nas construções e nas minas de ferro e de sal. Quando ocorriam desastres naturais acondição de vida deles se tornava miserável, e aconteciam rebeliões.Os artesãos e os mercadores ambulantes viviam em casas de palha e madeira, aglomerando-se para fazer seu trabalho nos bairros pobres.

História

A história da China tem mais de quatro mil anos. Ela teve uma das civilizações mais velhas do mundo, quase tão antiga quanto as que existiram no Egito e na Mesopotâmia. O Império chinês jáexistia muitos séculos antes de Roma se tornar uma das maiores potências do mundo antigo e continuou existindo séculos após a queda do Império romano.
Durante a Idade Média, a ciência e as artes chinesas eram mais avançadas do que as européias. Os chineses in­ventaram o papel, a impressão, a pólvora, e tinham grande talento para a poesia, pintura, teatro e cerâmica. Depois, sua grandeza caiu, epor muitos anos sofreu a pobreza, as revoluções e as guerras.

Economia

Até o século VIII a.C desenvolvem-se a agricultura e a metalurgia de cobre e bronze. A partir de 700 a.C. ganham importância às cidades, o comércio, o artesanato e a fabricação da seda, tecidos e utensílios cerâmicos. Surge um sistema monetário e de pesos e medidas. Entre o século I a.C. e o século III são introduzidasnovas técnicas agrícolas (rotação de culturas, adubação, consorciação), e inventados o papel e a bússola. A partir do século I a.C. desenvolve-se o comércio transcontinental através da Rota da Seda, que liga a China ao mar Negro, e da navegação marítima.




Religião e cultura

A religião dos primeiros chineses é politeísta, com divindades da natureza e culto aos antepassados. Noséculo VI a.C., os ensinamentos de Lao-tse, baseados no tao (origem e fonte do que existe e da verdade), transformam-se em religião. O budismo começa a ser difundido a partir do século I a.C.

Assim como a cultura grega serviu de modelo e inspiração para diversos povos do Ocidente, a cultura chinesa influenciou o desenvolvimento cultural de diversos países vizinhos, dentre os quais, o Japão e aCoréia.

Os chineses também foram responsáveis pela descoberta da pólvora e pelas invenções do papel e da bússola. Não bastasse tudo isso, a cultura chinesa sobrevive em nossos dias e, segundo muitos analistas econômicos, a China deverá se tornar em décadas futuras a maior economia do mundo, posição atualmente ocupada pelos Estados Unidos.

Escrita

A escrita chinesa é ideográfica. Ela éadotada em vários países do leste asiático.O conjunto completo é formado por cerca de 15.000 ideogramas, que podem ser agrupados em 4 conjuntos ou classes.
A lenda conta que, no Shuowen Jiezi que foi Chang Ji, (um enviado do deus Huang Di) foi quem inventou a escrita, inspirado em rastros de pássaros e outros animais. Outra versão conta que o criador foi o imperador Fu Shi. Os textos mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • India e China
  • China e india
  • China e a India
  • iNDIA E CHINA
  • China e india
  • China E India
  • china e india
  • india e china

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!