China investe no Brasil

Páginas: 4 (816 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2014
Há muito tenho comentado sobre os efeitos da crise iniciada nos EUA em 2008, que teve claros efeitos sobre o consumo daquele país. De uma forma simplista, podemos dizer que China e EUA viviam em umaperfeita simbiose econômica até o final de 2007.
Enquanto um país consumia além de sua capacidade de produção - evidenciada por um deficit em conta corrente de 6% do PIB naquele ano -, do outro ladodo mundo havia um outro país ávido por suprir esse excesso de consumo norte-americano.
Produzindo mais do que sua capacidade de consumo doméstico, a China lograva escoar esse excedente,principalmente para os EUA. Até que a crise estourou e a China viu seu principal mercado importador cortar suas compras, colocando em xeque o modelo de crescimento econômico chinês, mais voltado para investimentoe exportação.
O Brasil beneficiou-se triplamente do acelerado ritmo de crescimento chinês, especialmente na última década: pelo lado da abundância de liquidez mundial gerada pela reciclagem dossuperavit comerciais asiáticos e as baixas taxas de inflação no mundo; pelo lado do aumento dos termos de troca relacionados à demanda chinesa por matérias-primas; e pelo lado da própria demanda chinesapelas exportações brasileiras, sobretudo de recursos naturais.
A China passou de destino de menos de 2% das exportações brasileiras, em 2000, para se tornar o maior parceiro comercial do Brasil, em2009. Embora a alta concentração da pauta de exportações brasileiras – notadamente minério de ferro, soja e petróleo – seja um desafio para a política comercial, não há dúvida de que para o Brasil seriainteressante continuar ver a China crescendo a altas taxas.
É hora de fazermos parcerias sérias com países que não nos coloquem em um cenário atrasado ideologicamente Roberto Dumas Damas, professorde economia do Insper, sobre a importância do comércio Brasil-China
Mas isso implica pelo menos quatro pontos de observação que podem ser interpretados como risco ou oportunidade - dependendo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brasil e China
  • Brasil-China
  • Inflação no Brasil e na China
  • Relação brasil
  • Negociação brasil x china
  • Multipolaridade brasil x china
  • Brasil X China
  • acordos Brasil x China

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!