China Damping Social e as medidas de retaliação

2734 palavras 11 páginas
China (Dumping Social) e suas medidas retaliação.
Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos, mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos.
O dumping é considerado uma prática comercial desleal, sendo o acordo antidumping uma alternativa na defesa contra competições desleais no mercado internacional. Caracteriza-se sob dois aspectos: sendo o âmbito interno, seria definido como a venda injustificada de mercadorias abaixo do preço de custo e sob o âmbito internacional, seria entendido como a venda de produtos ao exterior a preços a baixo do valor normal praticado no mercado interno.
Antidumping disposto na Ata final da rodada Uruguai, assinada em Marraqueche - Marrocos, esse acordo objetiva investigações a imposição de tarifas antidumping e de direitos compensatórios, buscando remediar e não punir preços desleais de mercadoria importada.
Dumping social: as diferenças sociais entre os países membros, como remuneração e direitos trabalhistas, são consideradas causas que contribuem bastante para a prática do dumping social. O custo final do produto é bastante influenciado pelo custo da mão de obra, encontrando-se neste aspecto uma vantagem comparativa para os países em desenvolvimento em relação aos economicamente desenvolvidos, por terem maior oferta de pessoal.
A china foi o país que mais recebeu medidas antidumping, os produtos chineses também foram os maiores alvos de novas investigações por parte dos países membros da Organização Mundial de Comércio (OMC).
Washigton (EUA), aplicou medidas de defesa comercial contra diversas importações chinesas, apresentando duas queixas junto à OMC.
É um termo

Relacionados

  • Jane 20Eyre 20 20Charlotte 20Bronte
    368462 palavras | 1474 páginas