Chilers de absorçao

Páginas: 10 (2306 palavras) Publicado: 11 de abril de 2013
SISTEMA FIEB – SENAI CIMATEC
CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL
MANUTENÇÃO MECÂNICA



ANGELO
CAIO PIRES
CRISLAN LOPES
JEAN CARLOS
VICTOR NERY
VIRGÍLIO LIMA



PRODUÇÃO DE ÁGUA GELADA PARA PROCESSOS INDUSTRIAIS UTILIZANDO CALOR LATENTE EM OUTROS PROCESSOS PARA O ACIONAMENTO DO SISTEMA.





















Salvador
2012
ANGELO
CAIO PIRES
CRISLAN LOPES
JEANCARLOS
VICTOR NERY
VIRGÍLIO LIMA



PRODUÇÃO DE ÁGUA GELADA PARA PROCESSOS INDUSTRIAIS UTILIZANDO CALOR LATENTE EM OUTROS PROCESSOS PARA O ACIONAMENTO DO SISTEMA.










Pesquisa de Chillers de absorção, realizado como exigência da disciplina Sistemas Térmicos do curso de Mecânica, ministrado pelo professor Gessé Sacramento, docente destainstituição.


















Salvador
2012
Sumário

Introdução 4
Chillers de Absorção 5
Principio de Operação 6
Composição do Sistema de refrigeração por Absorção 7
Tipos de Sistemas a Absorção 8
Vantagens e Desvantagens 10
Conclusão 11
Anexo 12
Referências Bibliográficas 14


































INTRODUÇÃO

O interessepela utilização de sistemas de refrigeração por absorção vem aumentando devido às possibilidades de emprego de rejeitos térmicos de processos industriais e sistemas de potência como insumo energético, além de apresentar uma alternativa tecnológica aos ciclos de refrigeração que empregam CFC’s.
O sistema de absorção foi patenteado nos Estados Unidos em 1860 pelo francês Ferdinand Carré. Desde estaprimeira máquina, a popularidade de sistemas de absorção aumentou e diminuiu devido a condições econômicas e de desenvolvimento tecnológico.








































CHILLER DE ABSORÇÃO

Um chiller é uma máquina que tem como função arrefecer água ou outro líquido em diferentes tipos de aplicações, para equilibrar o aumento das necessidadesde frio com a diminuição das necessidades de calor num período estável, através de um ciclo termodinâmico. Um chiller de absorção é um chiller que utiliza uma fonte de calor (por exemplo, energia solar, querosene movido de chama, o calor residual de fábricas ou sistemas de aquecimento urbano) para fornecer a energia necessária para acionar o sistema de arrefecimento.

Classificação
Os sistemasde refrigeração por absorção podem ser classificados segundo os fluidos de trabalho empregados. São três as tecnologias comercialmente consagradas:

• Amônia-água;
• Amônia-água-hidrogênio;
• Água- brometo de lítio
O sistema que vamos usar para exemplificar o nosso trabalho é o de água – brometo de lítio, onde a água faz o papel de fluido refrigerante e o brometo de lítio faz opapel de agente absorvente.

























PRINCÍPIOS DE OPERAÇÃO
DESCRIÇÃO GERAL DO CICLO

O ciclo de refrigeração por absorção transfere calor da região de baixa temperatura para a região de alta temperatura através de processos de absorção e dessorção do fluido refrigerante na fase vapor por uma solução liquida (que é normalmente uma mistura bináriacomposta pelo refrigerante e outra substância, por exemplo, um sal como o brometo de lítio). Durante o processo de absorção há transferência de calor para a região de temperatura intermediária (meio ambiente para um ciclo de refrigeração) e durante o processo de dessorção há fornecimento de calor para o ciclo a partir de uma fonte de calor a alta temperatura, além de uma nova transferência de calor paraa região de temperatura intermediária.
O ciclo de absorção é composto por, basicamente, quatro processos, sendo dois deles caracterizados por trocas de calor e os dois outros caracterizados por trocas simultâneas de calor e massa.
Estes processos são os seguintes:

• Secção do evaporador: Zona onde é arrefecida a água a gelar. O fluido refrigerante, normalmente água, evapora ao absorver...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Absorçao
  • Absorcao
  • Absorção
  • Absorção
  • ABSORÇÃO
  • absorção
  • Digestao e absorção
  • Ciclo absorção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!