Chico Xavier

Páginas: 15 (3615 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Francisco Cândido Xavier,1 mais conhecido como Chico Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 — Uberaba, 30 de junho de 2002), foi um médium, filantropo e um dos mais importantes divulgadores do Espiritismo.2 3 4 5 6 Seu nome de batismo, Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que psicografouos primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos.7 Chico Xavier psicografou mais de 450 livros,8 9 tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares10 11 e sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história,12 mas sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade.13 2 10 11Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário.10 2 Seus empregos foram vendedor, operário fabril e datilógrafo.14

O médium vem recebendo grandes homenagens e honrarias no Brasil e em outros países, por exemplo: Em 1981 e 1982 foi indicado ao prêmio Prêmio Nobel da Paz,15 tendo seu nome conseguido cerca de 2 milhões de assinaturas no pedido de candidatura;16em 2000, foi eleito o "Mineiro do Século XX", em um concurso realizado pela Rede Globo Minas, tendo vencido com 704.030 votos17 e em 2012 foi eleito o O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, em concurso homônimo realizado pelo SBT e pela BBC, cujo objetivo foi "eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade".
Infância[editar | editar código-fonte]
Nascido noseio de uma família humilde, era filho de João Cândido Xavier, um vendedor de bilhetes de loteria, e de Maria João de Deus, uma dona de casa católica.18 Segundo biógrafos, a mediunidade de Chico teria se manifestado pela primeira vez aos quatro anos de idade,19 quando ele respondeu ao pai sobre ciências, durante conversa com uma senhora sobre gravidez. Ele dizia ver e ouvir os espíritos e conversarcom eles.

Os abusos da madrinha[editar | editar código-fonte]
A mãe faleceu quando Francisco tinha apenas cinco anos de idade. Incapaz de criá-los, o pai distribuiu os nove filhos entre a parentela. Nos dois anos seguintes, Francisco foi criado pela madrinha e antiga amiga de sua mãe, Rita de Cássia, que logo se mostrou uma pessoa cruel, vestindo-o de menina e batendo-lhe diariamente,inicialmente por qualquer pretexto e, mais tarde, sob a alegação de que o "menino tinha o diabo no corpo".

Não se contentando em açoitá-lo com uma vara de marmelo, Rita passou a cravar-lhe garfos de cozinha no ventre, não permitindo que ele os retirasse, o que ocasionou terríveis sofrimentos ao menino. Os únicos momentos de paz que tinha consistiam nos diálogos com o espírito de sua mãe, com quem secomunicava desde os cinco anos de idade.19 O menino viu-a após uma prece, junto à sombra de uma bananeira no quintal da casa. Nesses contatos, o espírito da mãe recomendava-lhe "paciência, resignação e fé em Jesus".

A madrinha ainda criava outro filho adotivo, Moacir, que sofria de uma ferida incurável na perna. Rita decidiu seguir a simpatia de uma benzedeira, que consistia em fazer uma criançalamber a ferida durante três sextas-feiras em jejum, sendo a tarefa atribuída ao pequeno Francisco. Revoltado com a imposição, Francisco conversou novamente com o espírito da mãe, que o aconselhou a "lamber com paciência". O espírito explicou-lhe que a simpatia "não é remédio, mas poderia aplacar a ira da madrinha", esta sim passível de colocar em risco a sua vida. Os espíritos se encarregariamda cura da ferida. De fato, curada a perna de Moacir, Rita de Cássia melhorou o tratamento dado a Francisco.

A madrasta[editar | editar código-fonte]
O seu pai casou-se novamente e a nova madrasta, Cidália Batista, exigiu a reunião dos nove filhos. Francisco tinha então sete anos de idade. O casal teve ainda mais seis filhos. Por insistência da madrasta, o menino foi matriculado na escola...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Chico xavier
  • Chico xavier
  • Chico Xavier
  • Chico xavier
  • Chico Xavier
  • Texto Chico Xavier
  • Resumo Do Filme Chico Xavier
  • Resumo filme chico xavier

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!