chibata1

314 palavras 2 páginas
ESTÁGIO: Pneumologia

A observação do grupo 1 na ala de Pneumologia foi bastante proveitosa.
O caso que mais chamou a atenção do grupo tratou-se de um paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A DPOC trata-se de uma doença crônica e obstrutiva que atinge os pulmões e prejudica o desempenho cardiorrespiratório do paciente acometido pela doença.
No caso observado, o paciente tinha enfisema pulmonar causado pelo uso do tabaco. O paciente fumou por, aproximadamente, 50 anos, o que causou um enfisema pulmonar.
Assim, durante a sessão observada, foram aferidos os sinais vitais do paciente, como frequência cardíaca, saturação de oxigênio e pressão arterial. Ainda, foi feito uma auscuta com a presença de sibilos pulmonares, que detectaram a obstrução causada pela doença.
Nesta sessão, foi realizada uma bateria de exercícios em aparelhos com carga baixa (devido às limitações de aptidão física causadas pelo comprometimento cardiorrespirartório) para melhorar a realização das atividades de vida diária (AVD) do paciente. Assim, foi utilizada a esteira, onde o paciente realizou 15 minutos de caminhada em velocidade leve; alguns exercícios de braçom, para aumentar o fortalecimento muscular, que foi realizado com o auxílio de cordas elásticas; também foram feitos exercícios para fotalecimento dos músculos da perna (com mais enfoque nos mm. quadríceps e tríceps sural). Também foi utilizado o aparelho Flutter para melhorar a desobstrução das vias aéreas (através da pressão positiva que o aparelho exerce sobre as vias aéreas).
Assim, no geral, a sessão consistiu mais em exercícios de fortalecimento muscular para obter uma melhora na realização das AVDs do paciente e melhorar seu nível de aptidão física e exercícios com o uso do Flutter, para auxiliar na desobstrução das vias aéreas do paciente.

Relacionados