chibata

Páginas: 14 (3464 palavras) Publicado: 22 de julho de 2013
Criando Organizações Eficazes
Design Da Superestrutura
Quando deseja-se criar uma superestrutura, duas questões básicas devem ser analisadas pelo designer de estrutura:
1- Como essas posições devem ser agrupadas na unidade?
2- Quão extensa deve ser cada unidade?
O procedimento realizado pelo designer organizacional se difere de como ele é feito na teoria e de como ele é feito em suaprática. Teoricamente, são delineadas todas as tarefas a serem realizadas, um procedimento de “ cima para baixo”. Depois, é construída a superestrutura e por fim, são feitas as tarefas específicas da hierarquia global, um procedimento “ de baixo para cima”. Na prática, porém, o designer adota atalhos, podendo reverter os procedimentos de cima para baixo ou de baixo para cima, podendo realizar umredesign. Assim, quando metas são alteradas, o redesign inicia-se de cima para baixo e quando o sistema operacional do núcleo muda, o redesign é feito de baixo para cima.
Para haver uma coordenação do trabalho na organização, é necessário que sejam feitos agrupamentos em tais. Dessa forma, o agrupamento causa efeitos importantes. São eles:
1- Sistema de supervisão comum entre as posições
2-Compartilhamento de recursos comuns
3- Criação de medidas de desempenhos comuns
4- Encorajamento do ajuste mútuo
Dessa forma, o agrupamento permite a supervisão direta e o ajuste mútuo, formando a base da padronização de outputs. Para que exista esses agrupamentos, porem, é necessário analisar as bases em que a organização agrupa as posições em unidades.. Para isso, seis bases devem ser consideradas:
1-Agrupamento por conhecimento e habilidade: agrupamento por conhecimentos especializados e habilidades. Ex: hospitais agrupam cirurgiões em um departamento, anestesistas em outro etc.
2- Agrupamento por processo de trabalho e função: Baseia-se no processo ou atividades usados pelo trabalhador. Exemplo: uma manufatureira pode separar os processos em fundição, soldagem e oficina mecânica.
3-Agrupamento por tempo: Unidades diferentes trabalham da mesma maneira em turnos difertes.
4- Agrupamento por output: São formadas produtos que fabricam ou serviços que prestam.
5- Agrupamento por cliente: São formados para lidar com diferentes tipos de clients. Exemplo: hospitais em alguns países tem alas diferentes para clientes particulares e e pacientes do sistema público.
6- Agrupamento porlocal: Os grupos são organizados de acordo com a região em que operam.
Apesar da definição desses agrupamentos, alguns fatores podem ser confundidos na determinação dos agrupamentos, como é o exemplo da obstetrícia que pode ser definida como agrupamento de cliente, mas sua cirurgia é definida como agrupamento por habilidade. Tendo isso em vista, pode-se definir o agrupamento em dois novos grupos:Agrupamento por Função e Agrupamento por Mercado.
Para que se estabeleça qual agrupamento utilizar na organização, portanto, é necessário que antes considere-se quarto critérios denominados Critérios para Agrupamento. Seguem abaixo:
1- Interdependência do fluxo do trabalho: Baseia-se na interdependência entre as tarefas e pode ser dividio em 3 diferentes tipos, de acordo com James Thompson:1.1- Coletivo: Envolve recursos compartilhados
1.2- Sequencial: O trabalho é transferido de uma tarefa para a seguinte
1.3- Recíproco: O trabalho transita entre as tarefas
Conclui-se então que “ as unidades básicas são formadas para lidar com as interdependências recíprocas. Se isso não for possível, elas são moldadas de acordo com as interdependências sequenciais. Se ainda não for possível, sãomoldadas conforme processos comuns.”
2- Interdependências de processos: Estão relacionadas a especialização contidas no fluxo de trabalho.
3- Interdependências de escala: São formados grupos para atingirem tamanhos grandes o suficiente para funcionarem com eficiência. Exemplo: a manutenção de uma fábrica pode possuir apenas um departamento, ao invés de ter um mecânico para cada departamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • chibata
  • chibata
  • chibata
  • chibata
  • Revolta da Chibata
  • revolta da chibata
  • Revolta da chibata
  • revolta da chibata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!