Charque

Páginas: 3 (603 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
O Charque
O charque é um processo de desidratação da carne, e por isso é importante utilizar uma carne com gordura, evitando que ela fique seca. Ao iniciar o processo, é feita uma manta com acarne ao cortá-la. É necessário “abrir” a carne para o processo de desidratação ser mais efetivo. Após cortar a carne, é colocado bastante sal em toda a sua superfície, em ambos os lados. A salga é feitacom sal fino, pois ele possui mais iodo, e consequentemente irá agir melhor na carne. A carne ficará coberta com o sal durante um período, e por causa do processo de desidratação um líquido sairá.Esse processo de salgar a carne, e depois retirar o sal é repetido algumas vezes com intervalos de dois dias, e depois a carne é levada para a secagem. A produção do charque vai durar cerca de 10 dias.Existe uma diferença entre Charque e carne Seca, pois a quantidade de sal usada do Charque é bem maior e por isso conserva por mais tempo.


O começo da história
No século 18, enquanto ocorria ociclo econômico da mineração no Brasil envolvendo os estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, havia uma crescente valorização do rebanho de gado existente no Rio Grande do Sul, introduzido pelosjesuítas no século 17. Os bois serviam para a alimentação e as mulas para o transporte dos mineradores. Para que fosse possível manter a carne em estado propício para ser consumida foi dado o inícioda conservação deste produto, primeiro através da sua secagem ao sol, na região do Ceará, sob a forma de carne de sol ou carne do sertão.
Entretanto, uma grande seca no Ceará em 1777 aniquila osrebanhos. Para sorte dos gaúchos, no mesmo período é assinado o Tratado de Santo Ildefonso, que permitia uma trégua na luta entre espanhóis e portugueses, possibilitando investimentos econômicos naregião, até então exclusivamente criadora de gado, através da estância.
Em 1779 é registrada a chegada do retirante da seca, o português José Pinto Martins, que transfere-se do Ceará para o RS,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Charque
  • Tecnologia de Fabricação de Charque e Jerked Beef
  • Fluxograma do processo de industrialização da carne bovina para a produção de charque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!