Charles Montesquieu

Páginas: 8 (1897 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013


Montesquieu


Professor Ademilson da Silva Queiroz


Sorocaba
2012


Índice


*Introdução (página 3)
*Justificativa (página 4)
*Objetivo Geral (página 5)
*Objetivos Específicos (página 6)
*Metodologia (página 7)
*Época no qual Montesquieu viveu (página 8)
*Principais obras do autor (páginas 9 e 10)
*Principais Ideias defendidas (página 11)
*Curta biografia do autor(páginas 12,13,14,15)
*Críticas à Igreja (página 16)
*Absolutismo (página 17)
*Liberalismo (página 18)
*Referências (página 19)




Introdução

Charles Louis de Secondat, barão de Montesquieu, foi um dos grandes filósofos políticos do Iluminismo. Curioso insaciável tinha um humor mordaz. Ele escreveu um relatório sobre as várias formas de poder, em que explicou como osgovernos podem ser preservados da corrupção. Montesquieu publicou as "Cartas Persas", um sucesso instantâneo que lhe trouxe a fama como escritor. Definiu três tipos de governo existentes: republicanos, monárquicos e despóticos, e organizou um sistema de governo que evitaria o absolutismo, isto é, a autoridade tirânica de um só governante. Para o pensador, o despotismo era um perigo que podia serprevenido com
diferentes organismos exercendo as funções de fazer leis, administrar e julgar.





Justificativa


Montesquieu foi um grande iluminista, pensador, escritor francês, político e defensor de uma sociedade mais justa para todos. Com certeza podemos dizer que ele fez a diferença em toda sua época fazendo com que as pessoas mudassem seu jeito de pensar.Objetivo Geral


Mostrar um dos grandes filósofos políticos do iluminismo, a explicação para as coisas não mais estar no transcendental, mas no próprio homem, uma forma de Iluminismo como tentativa de fazer das ciências naturais as ciências da razão e da experimentação, e a tentativa de aglomerar o conhecimento comum na ciência, nas artes e nos ofícios.
O sistemade divisão de poder que são usados ate os dias atuais por grandes nações, através do poder Legislativo, Judiciário e Executivo.









Objetivos Específicos

Charles Louis de Secondatt, ou simplesmente Charles de Montesquieu, teceu vários valores sociais tais como, a lei deriva da natureza das coisas e não do arbítrio (vontade de um) baseando sempre suas ideias em princípioséticos e morais, e conhecimento úteis para o tempo presente.
Através de uma de suas obras chamada, “O Espírito das Leis” dizia que um governo deveria ser dividido em três poderes, baseado no sistema político constitucional da Inglaterra, segundo Montesquieu isso era princípio básico para que houvesse liberdade do cidadão em se sentir seguro perante o Estado e perante outro cidadão, sempredebatendo com o governo absolutista de sua época. Com isso sempre podemos ver o quanto nosso sistema político evoluiu desde a época medieval ate o século XXI.






Metodologia


Cada membro do grupo pesquisou sobre Montesquieu, como o debate ao sistema absolutista, suas ideias principais, sua ideologia e sua critica a Igreja e ao Liberalismo. Utilizamos como instrumento de procura aInternet, e também professores relacionados a esse específico assunto, utilizava de perguntas e respostas em que cada membro do grupo procurava fazer uma pergunta justificativa, através de tópicos propostos sobre o trabalho.








Época no qual Montesquieu viveu


Charles Louis de Secondat, barão de Montesquieu, viveu em uma época onde o sistema de governo era totalmenteabsolutista, no qual o poder era exercido por apenas uma entidade que se chamava Rei, também sofreu com as intervenções da Igreja em relações á criações de leis e a impostos atribuídos pelo mesmo.














Principais obras do autor
“O Espírito das Leis”- Foi quando Montesquieu elaborou uma teoria política, que apareceu na sua obra mais famosa, o “O Espírito das Leis”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Charles Montesquieu
  • Charles De Montesquieu
  • Charles De Montesquieu
  • Charles de montesquieu
  • Charles Montesquieu
  • Charles Montesquieu 1
  • Montesquieu
  • Montesquieu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!