charge

Páginas: 3 (630 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013

1) Segundo Koch (2011), no processamento textual, recorremos a três grandes conhecimentos: linguístico, enciclopédico e interacional. O conhecimento enciclopédico refere-se aos saberes gerais arespeito do mundo. Dito isso, responda:

a) Que fatos do mundo precisamos recuperar em nossa memória para produzir sentido para a charge abaixo?
b) Relacione os conhecimentos acionados a respeito dofato referido com o enunciado: “Hoje é Santa Maria, amanhã é São José, a ganância é um salve-se quem puder!”.















2) Para o processo de leitura de um texto, às vezes, énecessário o reconhecimento de outro texto que está implícito, como na charge reproduzida. Com base nesta, comente e relacione a intertextualidade apresentada e seus efeitos de sentido na leitura.Disponível em: http://www.chargesnarua.com. Acesso em: 09/out/2013.









1.a) Para recuperar o sentido da charge é necessário conhecer o episódio do incêndiona Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, ocorrido aos 28 de janeiro de 2013. Na ocasião morreram mais de 230 pessoas após uma brincadeira com fogos de artificio sair do controle. Enquanto o ambientepegava fogo, vários seguranças se recusaram a liberar as saídas de emergência porque as pessoas que tentavam sair não haviam pago a conta. A maioria das vitimas morreu por inalação de monóxido decarbono simplesmente porque foram impedidas de deixar o local.

1.b) A charge sugere que a tragédia ocorrida em Santa Maria pode se repetir em um futuro próximo. Quando usa a expressão “...amanhã é SãoJosé...” ele faz um trocadilho com o nome real da cidade onde ocorreu o fato, demonstrando que o incidente está passível de acontecer em qualquer lugar. O autor ainda justifica suas afirmaçõesanteriores no trecho “...a ganância é um salve-se quem puder.”, ele cita o motivo pelo qual a tragédia se tornou tão grande (ganância) e ao mesmo tempo faz menção ao egoísmo humano. Ele se utiliza da charge...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A CHARGE
  • charge
  • Charges
  • Charges
  • Charges
  • Charges.
  • Charge
  • charge

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!